Politicando

Politicando

Politicando

Presidente nacional do PT reforça pedido a Calheiros por reeleição de Paulão

Edinho Silva veio reforçar mensagem já entregue na semana anterior por José Dirceu

20/01/2026 18h06
Presidente nacional do PT reforça pedido a Calheiros por reeleição de Paulão

Em Alagoas durante o final de semana, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, reforçou o que o ex-ministro José Dirceu já havia adiantado uma semana antes: a sigla não quer perder o único deputado federal que tem em Alagoas, Paulão.

Foi isto que Edinho reforçou também a caciques do MDB, como Paulo Dantas e Renan Calheiros. Uma aliança e até mesmo a presença de Lula em Alagoas durante a campanha estariam ligadas ao apoio maciço do MDB local ao deputado petista.

Para isso, tanto Edinho quanto Dirceu sugeriram a Calheiros um movimento ousado: que o senador e seu grupo facilitem e até ajudem Paulão a montar uma chapa que lhe garanta mais um mandato em Brasília.

A tarefa não é das mais fáceis. Pré-candidatos com viés mais progressista, que poderiam integrar uma chapa com Paulão, já estão alinhados com outras siglas - já que até meados de dezembro, o petista sustentava que seria candidato ao Senado.

Dessa forma, Renans e Dantas correm para resolver a questão a tempo - entenda-se, até abril.

Sobre o blog

Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026

Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.

Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.

A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.

A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.

Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.

Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.

Arquivos