Politicando
Sem Cunha e sem Marina, cresce expectativa para que JHC cumpra suposto ‘acordo de Brasília’
Prefeito pode escolher ficar na prefeitura ou disputar Senado
Ele é negado veementemente por uns e confirmado por outros, mas o fato é que nesta sexta-feira (23), o prefeito JHC (PL) deu fortes indícios de que o ‘acordo de Brasília’ com o presidente pela indicação de Marluce Caldas ao STJ pode realmente ter acontecido.
O principal indicativo de que o prefeito maceioense realmente pensa em alinhar-se ao grupo de Lula em Alagoas foi o tom ameno e os constantes acenos políticos a Lula, feitos por JHC. “É um pacto por Alagoas”, chegou a declarar ao final do seu discurso.
Outro forte indício de que um acordo pode acontecer foi a ausência de dois importantes personagens que teriam impacto, caso o alinhamento esteja para acontecer: o vice Rodrigo Cunha e a primeira-dama, Marina Cândia.
Isto porque, se o acordo ocorrer, JHC teria dois caminhos a cumprir: manter-se na prefeitura - o que afeta diretamente Rodrigo Cunha, que deixou o senado em 2024 para ser prefeito de Maceió com a renúncia do prefeito para disputar as eleições;
Ou lançar-se a um cargo que não atrapalhasse as candidaturas lulistas - no caso, o Senado. Daí a ausência da principal pré-candidata ao cargo do seu grupo, Marina Cândia.
Por mais que se discorde da existência de qualquer acordo, é visível a mudança de postura de JHC em relação a Lula - presidente que ele não apoiou em 2022, e ao qual não fez qualquer menção nas vezes em que esteve no estado, inclusive com ele no mesmo palanque.
Onde há fumaça, possivelmente, há fogo.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Após mais de 17 anos, MPAL consegue condenação de homem que matou companheira no Trapiche da Barra
Motociclista fica ferido após colisão com ônibus escolar na AL-220, em Arapiraca
[Vídeo] Após colisão, motoristas trocam agressões no Clima Bom
Suspeitos são presos por tráfico de drogas após ação da PM em Campestre
Cabo Bebeto convoca população para manifestação “Fora Lula” e “Fora Moraes” no Vera Arruda
