Politicando
Em sessão tensa, mesa da câmara proclama rejeição das contas de Rui Palmeira
Placar na segunda votação foi de 14 a 9 pela aprovação do parecer de Neto Andrade; Rui afirma que vai à justiça
A mesa diretora da Câmara de Maceió proclamou a rejeição das contas do ano de 2019 do então prefeito de Maceió, atualmente vereador Rui Palmeira (PSD). A decisão veio após uma tarde tensa de debates e votações. Palmeira relatou várias inconsistências na votação e alegou perseguição política do atual prefeito, JHC (PL).
A votação foi dividida em dois turnos. Na primeira votação, o placar final foi de 13 votos pela aprovação do parecer do relator do caso, vereador Neto Andrade (PL), que recomendava a reprovação das contas de Rui; e 10 votos contrários ao parecer, além de duas abstenções. Na segunda votação, o placar foi de 14x9.
Presidente da Casa, o vereador Chico Filho (PL) proclamou a aprovação do parecer por maioria simples dos votantes.
No entanto, Palmeira demonstrou trechos do regimento interno da Casa, que determinam a contagem qualificada de dois terços dos votantes para a aprovação de relatórios sobre contas públicas, o que faria com que os 13 votos não fossem suficientes para a aprovação do parecer.
Rui afirmou ainda que o regimento também determina que contas de gestões anteriores sejam julgadas apenas após parecer técnico de tribunais de contas, o que não aconteceu no caso julgado na tarde desta quinta. Dessa forma, o vereador confirmou ao 7Segundos que irá à justiça para fazer prevalecer o que determina o regimento.
Outro ponto polêmico incluído na votação pela mesa diretora foi o impedimento de Rui de votar, já que ele é o réu do processo, questionamento que gerou discordância de alguns vereadores.
O principal ponto do parecer do vereador Neto Andrade afirma que em 2019 Rui Palmeira não realizou o investimento mínimo necessário na área de educação, que é de 25% conforme a constituição.
Em sua defesa, Palmeira disse na tribuna da Casa que os investimentos foram realizados, e que não houve até hoje nenhuma notificação do Ministério da Educação sobre a prefeitura de Maceió no sentido contrário.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
