Politicando

Politicando

Politicando

Chapa do PL não terá deputados federais de mandato

Ideia é uma chapa apenas com nomes de fora da Câmara, que pode eleger até dois integrantes

05/02/2026 17h05
Chapa do PL não terá deputados federais de mandato

É uma informação que muda todo o cenário de construção da chapa do PL para deputados federais nas eleições deste ano. Confirmada por fontes internas, a principal linha de trabalho da sigla atualmente é a de uma chapa sem deputados de mandato.

E mesmo sem os grandes puxadores de voto, interlocutores afirmam que o objetivo do grupo - e do prefeito JHC - é entregar até dois deputados federais à sigla ao final das eleições.

“É o contrário do que estão dizendo, se entrarem federais de mandato, isso pode até mesmo fazer com que vários candidatos saiam da chapa”, diz o mesmo interlocutor, um dos que podem ser candidatos pelo partido.

E quem seriam os nomes capazes de dar uma grande votação à chapa? Como ‘ponta de lança’, obviamente, o nome seria o da primeira-dama Marina Cândia, que pode facilmente romper a casa dos 100 mil votos.

Gustavo Lima, empresário que obteve quase 40 mil votos em 2022, é outro que está fechado com o PL, e pode superar a casa dos 50 mil nas urnas neste ano. Além dele, vereadores da capital também estão sendo escalados para a missão.

Se a estratégia funcionar, o partido bate com facilidade o coeficiente eleitoral para eleger um nome, e dependendo da performance dos demais candidatos pode até eleger o segundo deputado federal, pelas sobras.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos