Politicando
Em meio a crise interna, PT tenta montar chapa para manter Paulão em Brasília
Deputado teria insuflado militância a culpar Ronaldo Medeiros pela ausência de um grupo político
Vivendo uma forte crise interna entre suas duas maiores lideranças - o presidente da sigla, Ronaldo Medeiros e o deputado federal Paulão - o PT em Alagoas tenta estruturar uma chapa que possa manter o partido com uma vaga na Câmara Federal.
O principal motivo da crise é justamente esse: os dois dirigentes pensam diferente sobre a demora em montar uma chapa para federal, quando vários dos nomes que poderiam ajudar Paulão já se encontram comprometidos com outras legendas.
Um sindicalista ligado a Paulão jogou a sujeira no ventilador na semana passada - atribuindo diretamente a Ronaldo Medeiros a responsabilidade sobre a atitude do partido em não montar chapa, e arriscar perder a vaga de federal que lhe pertence.
Nos bastidores Medeiros não deixou barato, afirmando a interlocutores que vai responder às provocações do militante petista no devido tempo. Em paralelo, o deputado corre contra o tempo para garantir ao menos que Paulão tenha um grupo para concorrer em outubro.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
