Politicando
Articulação política pode levar Lucas Barbosa ao PP como vice de JHC ao governo de AL
Posição de Lucas favoreceria o envolvimento total de Luciano Barbosa na campanha
Voltou a ganhar força, nos últimos dias, a pretensão do grupo político de oposição ao Palácio Zumbi dos Palmares em conquistar o prefeito do segundo maior colégio eleitoral de Alagoas - Arapiraca.
A ideia, segundo interlocutores, vem de Arthur Lira - que busca um acordo para garantir que JHC seja candidato ao governo do estado, tendo como vice o advogado Lucas Barbosa, filho do prefeito.
Para isso, Lira manteria a filiação do deputado federal Daniel Barbosa ao PP, além de trazer Lucas para a mesma sigla, e indicá-lo para a vice de JHC - obtendo com isso a força dos dois maiores colégios eleitorais de Alagoas.
A indicação de Lucas Barbosa, e o envolvimento de Luciano Barbosa no projeto eleitoral de JHC, poderia ser o ponto de desequilíbrio a favor do prefeito de Maceió, numa eleição majoritária até agora marcada pelo equilíbrio.
Politicamente, a decisão de Luciano e do seu grupo político é uma das mais aguardadas desse período pré eleitoral. A janela partidária, quando os candidatos deverão escolher o partido pelo qual disputarão as urnas, se encerra no dia 4 de abril.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
