Celebridades

Preta Gil inicia alimentação sólida em hospital e atualiza estado de saúde

Por OFuxico 28/08/2023 11h11
Preta Gil inicia alimentação sólida em hospital e atualiza estado de saúde
Preta Gil em Hospital - Foto: Reprodução/Instagram

Preta Gil, de 49 anos, mostrou que está evoluindo bastante em seu quadro de saúde, após a cirurgia de retirada do tumor no intestino. A cantora contou que deu início à alimentação mais sólida, após retirar a sonda nasogástrica na última semana.

“Hoje foi um dia de mais uma adaptação da alimentação. Voltei a comer comida sólida, pastosa com um pouco de pedaços. É um processo, porque tem que comer muito pouquinho para digerir direito, e a bolsa ficar bem”, explicou.

Preta Gil ainda revelou que cada dia é “uma vitória” e que a caminhada é mais lenta justamente para que toda a adaptação seja um sucesso.

Preta Gil no hospital
Reprodução/Instagram @pretagil

“Tudo é um processo. Hoje foi mais um dia de aprendizado, de luta, mas de vitória. Foi um dia de adaptação da comida pastosa e um pouco de pedaços, para ver como funciona a bolsa, como a bolsa reage. Aí dá mil coisinhas, então tem que ter paciência”, disse a cantora, que estava acompanhada pelo amigo Gominho.

A cantora ainda afirmou que deve ficar internada por mais uma semana.

Entenda a diferença entre cura e remissão do câncer

É importante ressaltar que “remissão” e “cura” são conceitos diferentes. Segundo Rodrigo Calado, professor titular de hematologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, a cura é quando o câncer é totalmente erradicado, mas só se consegue saber isso depois de ao menos cinco anos sem sinal da doença.

Antes disso, o termo correto é “remissão”, ou seja, o período em que a doença permanece sob controle. O paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (remissão completa), mas não é considerado curado pois ainda existe o risco de o mal retornar ou há necessidade de controlá-lo com remédios.