Faustão está na UTI e intubado; estado clínico é estável, diz hospital
O apresentador recebeu a visita de familiares e amigos, como Adriane Galisteu

A equipe do Hospital Albert Einstein divulgou um novo boletim médico do apresentador Fausto Silva, 73, que ontem foi submetido a um transplante de coração. Ele está sedado e intubado na UTI do hospital, com estado clínico estável e o coração funcionando conforme o esperado, segundo os médicos.
"O paciente Fausto Silva, submetido ontem, dia 27 de agosto, a um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, permanece na Unidade de Terapia Intensiva sob sedação e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão conforme o esperado para as primeiras 24 horas."
O comunicado é assinado pelo Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Fábio Antônio Gaiotto, cirurgião cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein, e Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.
A médica especialista em Transplante Cardíaco e Coração Artificial (Rede D'Or e Hospital Sírio-Libanês), Stephanie Rizk, explica a Splash que este é um "quadro clínico esperado para 24h-48h de pós-operatório de transplante cardíaco, momento no qual o paciente requer cuidados ainda mais intensivos".
"Não há um regra para extubar "xis" horas após a cirurgia. Para que isso ocorra, diversos fatores têm que ser analisados: quantidade de droga vasoativa que o paciente necessita, a dinâmica respiratória em si (troca gasosa), estabilidade hemodinâmica, entre outros", acrescenta.
Ainda de acordo com Rizk, a tendência é reduzir a quantidade de sedativos a ponto de suspender, fazendo um desmame da ventilação mecânica — já que ele começaria a respirar normalmente. A expectativa é que Faustão tenha alta somente após 1 mês do transplante.
Hoje, o apresentador recebeu a visita de familiares e amigos, como Adriane Galisteu. Sem parar para falar com a imprensa, a apresentadora deixou o local acompanhada de outras duas pessoas.
O que aconteceu?
Internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva fez a cirurgia para receber um novo coração em 27 de agosto. O apresentador estava em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração, o que lhe colocou na lista de prioridades.
Segundo o Einstein, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo contatou o hospital na madrugada deste domingo para informar sobre o coração para ser transplantado no apresentador. Após a avaliação de compatibilidade do órgão, a cirurgia foi realizada e durou cerca de 2h30.
Conforme a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, durante a madrugada de ontem, o sistema localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante. Faustão, no entanto, ocupava o segundo lugar entre os casos prioritários.
Luciana Cardoso, 46, mulher de Faustão, publicou uma carta aberta de agradecimento nas redes sociais: "Nos mantivemos em silêncio, como é característica da família, até que a internação se tornou pública. A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia".
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
