Celebridades

Faustão está na UTI e intubado; estado clínico é estável, diz hospital

O apresentador recebeu a visita de familiares e amigos, como Adriane Galisteu

Por Splash Uol 29/08/2023 08h08
Faustão está na UTI e intubado; estado clínico é estável, diz hospital
Faustão - Foto: Carol Caminha/Globo

A equipe do Hospital Albert Einstein divulgou um novo boletim médico do apresentador Fausto Silva, 73, que ontem foi submetido a um transplante de coração. Ele está sedado e intubado na UTI do hospital, com estado clínico estável e o coração funcionando conforme o esperado, segundo os médicos.

"O paciente Fausto Silva, submetido ontem, dia 27 de agosto, a um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, permanece na Unidade de Terapia Intensiva sob sedação e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão conforme o esperado para as primeiras 24 horas."

O comunicado é assinado pelo Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Fábio Antônio Gaiotto, cirurgião cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein, e Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

A médica especialista em Transplante Cardíaco e Coração Artificial (Rede D'Or e Hospital Sírio-Libanês), Stephanie Rizk, explica a Splash que este é um "quadro clínico esperado para 24h-48h de pós-operatório de transplante cardíaco, momento no qual o paciente requer cuidados ainda mais intensivos".

"Não há um regra para extubar "xis" horas após a cirurgia. Para que isso ocorra, diversos fatores têm que ser analisados: quantidade de droga vasoativa que o paciente necessita, a dinâmica respiratória em si (troca gasosa), estabilidade hemodinâmica, entre outros", acrescenta.

Ainda de acordo com Rizk, a tendência é reduzir a quantidade de sedativos a ponto de suspender, fazendo um desmame da ventilação mecânica — já que ele começaria a respirar normalmente. A expectativa é que Faustão tenha alta somente após 1 mês do transplante.

Hoje, o apresentador recebeu a visita de familiares e amigos, como Adriane Galisteu. Sem parar para falar com a imprensa, a apresentadora deixou o local acompanhada de outras duas pessoas.

O que aconteceu?

Internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva fez a cirurgia para receber um novo coração em 27 de agosto. O apresentador estava em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração, o que lhe colocou na lista de prioridades.

Segundo o Einstein, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo contatou o hospital na madrugada deste domingo para informar sobre o coração para ser transplantado no apresentador. Após a avaliação de compatibilidade do órgão, a cirurgia foi realizada e durou cerca de 2h30.

Conforme a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, durante a madrugada de ontem, o sistema localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante. Faustão, no entanto, ocupava o segundo lugar entre os casos prioritários.

Luciana Cardoso, 46, mulher de Faustão, publicou uma carta aberta de agradecimento nas redes sociais: "Nos mantivemos em silêncio, como é característica da família, até que a internação se tornou pública. A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia".