Rodrigo Simas está feliz por assumir ser bissexual: 'Muita gente tem trava'
O ator falou sobre ser bissexual ao estrear o monólogo 'Prazer, Hamlet' em março
Rodrigo Simas, 31, falou pela primeira vez sobre ser bissexual ao estrear o monólogo "Prazer, Hamlet" em março deste ano. A declaração, na época, gerou muito burburinho na imprensa e nas redes sociais. Desde então, a produção escrita e dirigida por Ciro Barcelos teve temporadas com ingressos esgotados no Rio e em São Paulo — a última, no Teatro Viradalata, chegou ao fim no dia 27.
Por que se declarar LGBT repercute tanto? "Ainda é um tabu muito grande. Quanto mais a gente falar sobre e não dar tanta importância, isso não vai virar mais pauta. A peça me trouxe maturidade e tranquilidade para falar sobre isso", diz Rodrigo a Splash.
Na peça, ele interpreta um ator às vésperas de subir ao palco para viver Hamlet. O texto autoral de Ciro Barcelos questiona a sexualidade do personagem criado por Shakespeare e, por isso, propiciou um ambiente seguro para Rodrigo falar sobre a própria bissexualidade.
"Fiquei feliz de falar sobre a minha sexualidade, tanto por uma libertação, mas também por ter respondido essa pergunta dentro de um teatro... A arte tem me libertado. Falar sobre isso é uma felicidade de não precisar me enquadrar numa sociedade que, muitas vezes, é hipócrita, das pessoas não conseguirem ser o que elas são simplesmente por serem assim. Tudo calhou de ser um momento propício para mim. Muita gente vive essa trava e medo. Cada um tem o seu momento certo de conseguir expor o que tem que expor."
O ator diz que a peça é um divisor de águas na carreira. Com cenário, adereços e figurinos assinados por Claudio Tovar, Rodrigo se despe no palco, ficando em uma das cenas apenas com um cinto de castidade. Representando a sexualidade da personagem Hamlet, omitida por Shakespeare, que nunca foi abordada.
"É uma loucura. É talvez o maior desafio da minha vida mesmo. Isso é dito no palco como personagem, mas como Rodrigo também. Foi uma grata surpresa o convite do Ciro Barcelos. Realmente vem me transformando pessoal e artisticamente num lugar de maturidade e do caminhar pra onde eu quero seguir artisticamente."
Atualmente, Rodrigo Simas pode ser visto ao lado do irmão na série "As Aventuras de José e Durval", no Globoplay. A produção conta a história da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Ele descreve uma cena do quarto episódio como uma de suas favoritas. Nela, os personagens dirigem em uma estrada enquanto toca "Tente Outra Vez", em momento que eles lutam para perseguir o sonho de viver de música.
"A cena em que toca 'Tente Outra Vez' foi muito emocionante. Fazer não foi fácil. Porque é uma loucura gravar em carro e dentro de um fusquinha, mas ao assistir, me emocionei, nos emocionamos muito. É uma cena meio que clássica do audiovisual. Fico feliz de ter isso registrado como um momento no audiovisual e na nossa história também."
Últimas notícias
Diogo Defante é detido após brincadeira com segurança nos EUA
Operações da PM resultam na apreensão de 41 armas de fogo e 57 kg de drogas em Alagoas
Polícia Civil prende suspeito de homicídio e tentativa de homicídio em Girau do Ponciano
Câmeras registram momento da queda de helicóptero após choque no ar no Rio
Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados
Veículo capota e deixa vítima presa às ferragens no município do Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
