Celebridades

Faustão: 'Não volto para a TV, prefiro deixar saudade do que encher o saco'

O apresentador está se recuperando após a cirurgia de transplante do coração, mas já pensa no retorno ao trabalho

Por Splash Uol 01/09/2023 10h10
Faustão: 'Não volto para a TV, prefiro deixar saudade do que encher o saco'
Faustão fala sobre futuro como comunicador e diz querer trabalhar no YouTube - Foto: Reprodução/Instagram

Fausto Silva, 73, está se recuperando após a cirurgia de transplante do coração, mas já pensa no retorno ao trabalho, e tem uma decisão: ele não quer voltar para a TV. O apresentador, que deixou o "Faustão na Band" em maio, diz preferir parar no auge.

"Já fiz a minha parte. Não volto mesmo para a televisão. Melhor sair deixando saudade, do que encher o saco do público até não poder mais", diz ele em uma conversa exclusiva com a coluna, ao telefone, diretamente do Hospital Albert Einstein, onde está internado.

A aposentadoria da TV não significa o fim da função de comunicador, exercida por mais de 50 anos. Ele quer seguir trabalhando e analisa outra possibilidade:

"Quero fazer algo para o YouTube. Não sei o que ainda, mas é uma possibilidade que eu não descarto. Vamos ver."

Faustão estreou na TV em 1984, no programa de auditório Perdidos na Noite (Gazeta). Na Globo, com o Domingão do Faustão, ele permaneceu de 1989 a 2021. Recentemente, comandou o Faustão na Band, de segunda a sexta, por pouco mais de um ano.

A última aparição de Fausto Silva na TV até o momento foi no último dia 18, em uma gravação feita antes da internação. O apresentador voltou à Band para encerrar seu programa ao lado da família.

Ao colunista Flávio Ricco, Faustão disse que ainda pretende fazer uma aparição na Record, que ficou devendo, e também pretende ir ao Roda Viva, na Cultura. Irá como entrevistado, não mais no papel de apresentador.

Ainda sobre a carreira na TV, Fausto faz um comparativo:

"É bom parar enquanto você está no alto. Pelé saiu no auge. Garrincha na baixa. Isso faz toda a diferença. Eu sei que vai ser melhor eu encerrar agora."

'Não é porque tenho dinheiro que estou bem'

Faustão fala após transplante de coração
Reprodução/Instagram


Fausto Silva está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde 5 de agosto, tratando uma insuficiência cardíaca e realizando diálise. O apresentador passou por um transplante de coração no domingo.

"Pode perguntar o que quiser. Estou me sentindo ótimo. Por mim, eu saía daqui amanhã, estou abismado com a minha recuperação. Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas, é um detalhe perto de tudo que aconteceu", disse ele, ontem, em uma entrevista à coluna.

Bastante empolgado, Faustão contou com exclusividade a sensação de ter um novo coração. "Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo."

Questionado sobre qual foi seu primeiro pensamento após acordar da cirurgia, Fausto elogia muitas vezes o trabalho dos médicos, e faz um apelo. "O meu primeiro pensamento foi: eu preciso motivar a doação de órgãos. O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Tem que existir mais projetos. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos. Precisamos usar a fé na doação. Se eu não tivesse fé, não estaria vivo."

"Ontem parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão."