Celebridades

Victor Meyniel: Justiça converte em preventiva a prisão do agressor

Yuri é acusado de injúria por preconceito, lesão corporal e falsidade ideológica

Por Splash Uol 06/09/2023 08h08
Victor Meyniel: Justiça converte em preventiva a prisão do agressor
O ator Victor Meyniel ficou famoso na internet fazendo conteúdos para o finado Vine - Foto: Reprodução/Instagram

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou, por meio de audiência de custódia, a conversão da prisão de Yuri de Moura Alexandre para preventiva. Ele havia sido preso em flagrante no último domingo (3) após caso de agressão contra o ator e humorista Victor Meyniel, 26. Yuri é acusado de injúria por preconceito, lesão corporal e falsidade ideológica.

Na sentença, obtida por Splash, o juiz de direito Bruno Rodrigues Pinto afirma que Yuri já foi casado com outro homem, mas que isso não o impede de cometer injúria por homofobia. "Importante registrar que, embora custodiado já tenha sido casado com um outro homem e possua interesse em pessoas do mesmo sexo, tais fatos não impedem que ele tenha praticado o delito de lesão contra a vítima e a injuriado por homofobia."

"Além do mais, há fortes indícios nos autos de que o delito foi cometido por motivo fútil, já que o comportamento violento do custodiado contra a vítima se deu após esta publicizar a sexualidade do custodiado, ao questioná-lo, na frente do porteiro do prédio, o motivo de estar sendo tratado com descaso, já que ambos estariam "ficando" momentos antes", continua a sentença.

A violência contra a vítima foi tanta que o caso obteve grande repercussão e comoção social, principalmente após a divulgação de um vídeo obtido das câmeras de segurança do prédio onde o custodiado reside, o qual revela toda a ação do custodiado contra a vítima (...) Infere-se, portanto, que a extrema violência praticada pelo custodiado contra a vítima se deu, em tese, por questões ligadas à orientação sexual, atitudes que precisam ser impreterivelmente repudiadas.Decisão do juiz Bruno Rodrigues Pinto

Splash entrou em contato com a defesa de Yuri, e aguarda retorno. Assim que o houver, a nota será atualizada.

Yuri foi preso em flagrante


Yuri de Moura Alexandre seguirá preso preventivamente enquanto aguarda o julgamento do processo. Por lesão corporal, ele pode cumprir pena de 3 meses a um ano. Por injúria por preconceito, pena de 2 a 5 anos e multa. Já por falsidade ideológica, a pena é de 1 a 5 anos.

No momento da prisão, ele chegou a se identificar como médico da aeronáutica, confessando posteriormente que é médico residente.

O que aconteceu?


O ator Victor Meyniel, 26, foi espancado na área comum de um prédio em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na madrugada de domingo (3). A defesa fala em crime de homofobia.

Segundo a advogada Maíra Fernandes, que representa o ator, os dois se conheceram em uma boate, e Yuri convidou Victor para ir até seu apartamento. Ele disse que dividia a casa com uma amiga que estava fazendo plantão e que, portanto, o local estaria vazia. Lá, eles conversaram, beberam e ficaram.

A atitude de Yuri teria se transformado com a chegada da amiga, por volta das 7h30. Conforme a defesa, a chegada da outra moradora pegou Yuri de surpresa e, neste momento, o rapaz teria se tornado agressivo. Ele empurrou Victor para fora do apartamento. O ator, que estava descalço, pediu seus sapatos de volta para poder ir embora. Os mesmos foram jogados por Yuri através da porta.

Victor desce por um dos elevadores, e Yuri desce pelo outro, e ambos se encontram na portaria. Neste momento, Victor teria perguntado o que ocasionou a mudança de comportamento de Yuri: 'O que aconteceu, ninguém sabe que você é gay?'. Este teria sido o questionamento que ocasionou as agressões.

Conforme a defesa de Victor, a pergunta sobre sexualidade, feita perto de onde estava sentado o porteiro, teria sido o que deixou Yuri transtornado. Depois disso, ele desfere uma sequência de socos em Victor, que aparece em imagens da câmera de segurança caído no chão.