Celebridades

Faustão incentiva a doação de órgãos: 'Cada pessoa pode salvar oito vidas'

O apresentador passou por um transplante de coração há cerca de um mês e segue em reabilitação

Por R7 29/09/2023 09h09
Faustão incentiva a doação de órgãos: 'Cada pessoa pode salvar oito vidas'
Faustão grava vídeo incentivando a doação de órgãos - Foto: Reprodução/Instagram

Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de coração há cerca de um mês. Em setembro, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, o apresentador gravou um vídeo para o Ministério da Saúde incentivando as pessoas a conversarem com a família sobre o desejo de serem doadores.

O comunicador ressaltou que uma pessoa só pode ser doadora com a autorização da família. Por isso, é necessário deixar os parentes avisados desse desejo de doar órgãos caso algo lhe aconteça.

"Precisamos dessa solidariedade, é o Brasil pulsando com um coração só. Lembrando sempre, cada pessoa pode dar vida a mais oito pessoas. São oito órgãos que podem ser doados. Por isso que é fundamental essa participação. É uma luta de todo mundo, é a luta pela vida", disse Faustão.

"Sigo aqui na minha luta para reabilitação, já com boas perspectivas, mas estou aqui para mais uma vez agradecer o empenho de tanta gente nessa corrente para transformar o Brasil no primeiro doador de órgãos do mundo", completou o apresentador.

O transplante de Faustão


Fausto Silva foi internado com insuficiência cardíaca no dia 5 de agosto em um hospital da capital paulista. Cerca de 15 dias depois, um boletim médico ressaltou a necessidade de transplante de coração.

No dia 27 de agosto, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionou o hospital, "quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B". O transplante foi feito no mesmo dia, e os médicos consideraram o procedimento um "sucesso".

Luciana Cardoso, a mulher de Faustão, compartilhou uma carta aberta para agradecer a fãs e amigos pelo apoio e à equipe médica pelos cuidados com o marido dela e para afirmar que a doação de órgãos passou a ser uma "missão de vida" — os filhos, João Guilherme e Lara, repostaram a publicação da mãe.

No dia 31 de agosto, o apresentador gravou um vídeo no qual agradece aos fãs o carinho e diz que está totalmente recuperado, sem sentir nenhuma dor.

"Já estou andando, no terceiro dia depois de operado. Não sinto nada. Estou completamente recuperado. Para que todo mundo tenha certeza do que é o transplante. De 200 e poucas pessoas, 60 pessoas esperaram menos de 30 dias. E eu dei sorte nessa fila", disse o apresentador na publicação.