Música

Seis dias após morte em show de Taylor, CEO da T4F fala e culpa calor extremo

O empresário se pronunciou em um vídeo de dois minutos, publicado no Instagram

Por Splash Uol 23/11/2023 10h10
Seis dias após morte em show de Taylor, CEO da T4F fala e culpa calor extremo
Ana Clara morreu por hemorragia pulmonar - Foto: Reprodução

Serafim Abreu, CEO Da T4F (Time for Fun), se pronunciou pela primeira vez após a morte de Ana Clara Benevides, que passou mal na sexta-feira (17) no primeiro show de Taylor Swift no Rio de Janeiro.

O empresário se pronunciou em um vídeo de dois minutos, publicado no Instagram: "Nós sabemos a enorme responsabilidade que temos a organizar um evento desse porte. Por isso, não economizamos esforços e recursos para seguir sempre as melhores práticas mundiais do setor, para garantir conforto e segurança para todos".

Abreu disse que o "calor extremo" no último final de semana no Rio de Janeiro foi "sem precedentes", e admitiu que a organizadora poderia ter tomado outras ações. "Reconhecemos que poderíamos ter tomado algumas ações alternativas, adicionais a todas as outras que fizemos, como, por exemplo, criar locais de sombra nas áreas externas, alterar o horário dos shows inicialmente programados, enfatizar mais a permissão de ingressar com copos de água descartáveis".

"Esse aprendizado nos fez incorporar novas práticas para eventos em dias de calor extremo, como fizemos imediatamente nos shows seguintes. Sabemos que, com as mudanças climáticas que estamos vivendo, esses episódios serão cada vez mais frequentes." Serafim Abreu

O CEO disse que a T4F entende que "todo o setor" precisa repensar a sua atuação "diante dessa nova realidade". "De qualquer forma, quero aqui pedir desculpas a todos que não tiveram a melhor experiência possível. Entregar o melhor evento sempre será o nosso compromisso. Também peço desculpas pela demora em realizar essa manifestação pública, pois nosso foco estava em incorporar os aprendizados que tivemos".

Abreu classificou a morte de Ana Benevides como uma "fatalidade", que, segundo ele, aconteceu "pela primeira vez em mais de 40 anos de atuação" da T4F. O laudo preliminar apontou que a jovem teve "pequenas hemorragias" no pulmão, que podem ter sido causadas por calor e insolação.

Ele ofereceu assistência à família da universitária, cujo corpo foi sepultado há dois dias. "Estamos absolutamente desolados, muito tristes com a perda da jovem Ana Clara, apesar do pronto atendimento e de todos os esforços realizados pelas equipes médicas no evento e no hospital. À família de Ana Clara, quero expressar os nossos mais sinceros sentimentos. Coloco aqui, agora publicamente, a nossa disposição em prestar assistência no que for necessário, como já dissemos, diretamente para os membros da família e para o advogado que os representa, por telefone, por escrito, desde o ocorrido".

"Entendemos a profunda dor dessa perda irreparável. Respeitamos a privacidade da família e reforço mais uma vez nossa disposição em colaborar. Quero também assegurar a todos os fãs que irão ao show da Taylor Swift em São Paulo que estamos trabalhando para proporcionar uma noite emocionante e memorável. Para os shows do Allianz Parque, seguimos o novo posicionamento das autoridades." Serafim Abreu

Por fim, ele afirmou que está permitida a entrada de garrafas de água em plásticas flexíveis, além dos copos de água descartáveis "que sempre foram liberados". "Todas as orientações para o show serão amplamente divulgadas em nossas redes para que todo mundo possa vivenciar a melhor experiência possível".

Morte de Ana Benevides

Na última sexta-feira (17), Ana passou mal enquanto Taylor se apresentava no Engenhão, no Rio de Janeiro. Ela foi socorrida pela brigada contratada pela T4F e levada ao hospital, onde foi constatada a morte após uma parada cardiorrespiratória.

A estudante de psicologia viajou do Mato Grosso do Sul para a capital fluminense justamente para a apresentação da cantora norte-americana.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio disse que ainda não dá para "precisar a causa da morte [de Ana Benevides], que será investigada pelo IML". Splash também conversou com a Polícia Civil, que confirmou a causa da morte como indefinida.

"Serão feitos exames toxicológicos e patológicos para definir a causa. O prazo do laudo é de 30 dias. O corpo da jovem já está liberado e a família pretende fazer o traslado para a cidade da família", informaram as autoridades.

Amigas que estavam com Ana Clara também compareceram ao IML ontem para prestar esclarecimentos. Elas estavam assustadas e não falaram com a imprensa sobre o ocorrido.

Um laudo preliminar aponta que Ana Benevides tinha pequenas hemorragias no pulmão. "Calor, insolação e desidratação são alguns desses fatores, mas sem o resultado dos exames, não temos como afirmar que seja isso. Agora é prematuro afirmar que a Ana Clara morreu por hipertermia - excesso de calor - Se tudo der negativo, poderemos chegar à conclusão de que foi por causa do calor", explicou a delegada Juliana Almeida À CNN.

Para Splash, Weiny Machado, pai da jovem, afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha. "Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou."

Gabriela Benevides, prima de Ana Clara, afirmou que a jovem bebeu água e se alimentou antes de desmaiar. "Ela recebeu água porque estava bem na frente do palco. Também se alimentou. Só felicidade e alegria", disse Gabriela para Splash após deixar a delegacia.

Amigas de Ana Clara também compareceram à delegacia. Elas estavam assustadas e não falaram com a imprensa sobre o ocorrido. A causa da morte da estudante só deve ser esclarecida após a conclusão dos exames do IML.

Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift lamentou a morte da fã. "Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais."