Celebridades

Andre Braugher, o capitão Holt de 'Brooklyn Nine-Nine', morre aos 61 anos

Imprensa norte-americana afirmou que ator estava doente. Vencedor de dois prêmios 'Emmy', Braugher teve passagens em obras de sucesso no cinema e na televisão

Por G1 13/12/2023 09h09
Andre Braugher, o capitão Holt de 'Brooklyn Nine-Nine', morre aos 61 anos
O ator Andre Braugher era conhecido por interpretar o capitão Raymond Holt na série "Brooklyn Nine-Nine" - Foto: Reprodução/Instagram

O ator Andre Braugher, conhecido por interpretar o capitão Raymond Holt na série "Brooklyn Nine-Nine", morreu aos 61 anos. A informação foi confirmada pela assessora do ator, nesta terça-feira (12).

Braugher morreu na segunda-feira (11), após uma "breve doença". Mais detalhes não foram fornecidos pela assessoria do ator.

Vencedor de dois prêmios Emmy — o "Oscar da TV" — Braugher nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1962. Ele estreou no cinema em 1989, com o filme "Tempo de Glória", ao lado de Denzel Washington e Morgan Freeman.

Já na década de 1990, esteve entre as estrelas da série "Homicídio", a qual que rendeu a ele um Emmy de melhor ator em série dramática, em 1998.

Ainda em 1998, interpretou "Cassiel" em "Cidade dos Anjos". Nos anos seguintes, fez novas participações no cinema, em "Posseidon" (2006) e "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado" (2007).

Em 2006, venceu seu segundo Emmy, de melhor ator em minissérie, pela participação em "Thief".

Como capitão Holt, em "Brooklyn Nine-Nine", ganhou ainda mais projeção global. Ele interpretou o policial-chefe dos detetives da série de comédia entre 2013 e 2021. O personagem, visto como uma figura paterna na delegacia, era assumidamente gay.

“Senti que era uma oportunidade de fazer algo totalmente diferente do resto da minha carreira”, disse Braugher em entrevista à Associated Press, em 2019.

O papel em "Brooklyn Nine-Nine" rendeu a ele quatro indicações ao Emmy de melhor ator coadjuvante em série de comédia (2014, 2015, 2016 e 2020). Durante toda a carreira, foram 11 indicações ao prêmio.

Colegas de 'B99' fazem homenagens

O ator Terry Crews, que interpretou Terry Jeffords na série, publicou uma homenagem para o colega em uma rede social.

"Você nos deixou muito cedo. Você me ensinou muito. Serei eternamente grato pela experiência de conhecer você. Obrigado por sua sabedoria, seus conselhos, sua gentileza e sua amizade", escreveu.

A atriz Chelsea Peretti, que interpretou Gina Linetti, publicou um texto em uma rede social afirmando se sentir sortuda por ter vivido uma "jornada" ao lado de Braugher.

"Sempre apreciarei nossas conversas, muitas vezes comigo pendurada na sua porta, impedindo sua saída. É estranho que eu também esteja de luto pelo que o capitão Holt significou para Gina?"

Já Joe Lo Truglio, que deu vida a Charles Boyle, escreveu que Braugher era um ator poderoso, comprometido e apaixonado pelas coisas.

"Já sinto muita falta dele. Que honra trabalhar com um homem que sabia do que se tratava realmente. Sinto-me abençoado e agradecido. Sinto sua falta, capitão Holt."

O perfil oficial da série no Instagram publicou uma foto com a legenda: "Sempre nosso capitão. Te amamos, Andre".