Cinema

Série Succession leva 6 prêmios e é a grande vencedora do Emmy

O 75º Emmy Awards, considerado o Oscar da TV, havia sido adiado pela greve de atores e roteiristas. Succession e O Urso se destacaram

Por Metrópoles 16/01/2024 08h08
Série Succession leva 6 prêmios e é a grande vencedora do Emmy
Succession ganhou o prêmio principal, de Melhor Série de Drama. Além de mais outros cinco prêmios - Foto: Reprodução / Adoro Cinema

Mais uma premiação levou várias celebridades ao tapete vermelho, em Los Angeles, na noite de segunda-feira (15/1). O 75º Emmy Awards, considerado o Oscar da televisão, geralmente, acontece em setembro, mas por causa das greves dos atores e dos roteiristas de Hollywood foi adiado quatro meses. Os grandes vencedores da noite foram as séries Succession e O Urso.

A noite foi em clima de nostalgia, um retorno ao passado, com referências às grandes produções que passaram pela festa nesses 75 anos do prêmio.

Houve homenagens à icônica Carol Burnett, pioneira da comédia na televisão americana, e a vários programas, entre eles séries como a Família Soprano e Game of Thrones.

No segmento que celebra a vida dos artistas que nos deixaram no último ano, Matthew Perry, que morreu em outubro de 2023, foi um dos destaques em um tributo emocionante ao som da música de abertura da série Friends, liderada no palco pelo cantor Charlie Puth.

Succession e O Urso: sem surpresas

A noite foi de poucas surpresas e acabou confirmando o favoritismo de algumas produções. Succession ganhou o prêmio principal, de Melhor Série de Drama, além de ator para Kieran Culkin, atriz Sarah Snook, ator coadjuvante Matthew Macfadyen, e roteiro e direção para Mark Mylod.

Já na categoria de séries de comédia, O Urso levou a melhor e também recebeu seis estatuetas: Melhor Série de Comédia, Melhor Ator para Jeremy Allen White, Ator Coadjuvante para Ebon Moss-Bachrach, Atriz Coadjuvante para Ayo Edebiri e também Roteiro e Direção em Série de Comédia para Christopher Storer.

Já Quinta Brunson foi a grande vencedora na categoria de Melhor Atriz em comédia pela atuação em Abbott Elementary, série que ela mesma criou e escreveu. Quinta tornou-se a primeira mulher negra em mais de 30 anos a ganhar o prêmio nesta categoria.

Déjà vu com delay


No primeiro final de semana de janeiro, o Globo de Ouro premiou as mesmas três séries e não foi diferente também na noite de domingo (14/1), quando aconteceu o Critics Choice Awards, premiação da maior associação de críticos de cinema e televisão dos Estados Unidos e do Canadá.

Succession, O Urso e Treta também levaram para casa as estatuetas principais, nas categorias de drama, comédia e série limitada, respectivamente, além de seus atores principais que também foram prestigiados nessas outras duas premiações que acabaram de acontecer.

Treta teve destaque nas categorias de minissérie, conquistando três prêmios: Melhor Série Limitada, Melhor Ator para Steven Yeun e Melhor Atriz para Ali Wong.

Detalhe: o Emmy de segunda foi, na verdade, a edição de 2023. A premiação tradicionalmente acontece em setembro, nunca entra nessa temporada pré-Oscar, mas acabou coincidindo esse ano por causa das greves de roteiristas e atores de Hollywood, que atrasou o evento e acabou premiando com atraso, já que a votação aconteceu em agosto do ano passado.

Sir Elton John


O cantor Elton John recebeu um Emmy pela transmissão ao vivo de seu último show Elton John: O Show da Despedida na categoria de Especial de Variedades: Ao Vivo. Por isso, ele se junta ao seleto grupo com outros 18 profissionais que também já ganharam Emmy, Grammy, Oscar e Tony, que formam a sigla EGOT.

O produtor executivo Ben Winston recebeu o prêmio em nome do cantor que não pode estar presente porque passou por uma cirurgia no joelho.

Creative Arts Emmy

No primeiro final de semana de janeiro houve a primeira parte, chamada de Creative Arts Emmy, que premia as categorias técnicas e acontece em uma festa prévia.

O documentário brasileiro O Território, que mostra a luta pela sobrevivência da comunidade indígena uru-eu-wau-wau na Amazônia, na ocasião recebeu o troféu de Mérito excepcional na produção de documentários.

A série de comédia O Urso já havia ganhado quatro estatuetas na semana passada, com as seis dessa segunda, se tornou o grande vencedor, arrecadando 10 troféus no total.