Celebridades

Davi cumpre a jornada do herói e chega como favorito à final do BBB 24

Do puxadinho para a final do BBB24, Davi Brito enfrentou atitudes racistas e isolamento para chegar ao Top 3 do reality global

Por Metrópoles 16/04/2024 08h08
Davi cumpre a jornada do herói e chega como favorito à final do BBB 24
Davi é o favorito após seguir uma verdadeira “jornada do herói”, marcada por altos e baixos e puxada uma torcida tão dedicada quanto os cactos - Foto: Reprodução/TV Globo

Se seguir a programação das últimas edições, o Big Brother Brasil só anunciará seu grande vencedor na madrugada de quarta-feira (16/4), embora o posto tenha dono desde as primeiras semanas do programa.

Apesar do crescimento de Matteus na reta final da disputa, há pouquíssimas chances de Davi perder seu favoritismo na final após seguir uma verdadeira “jornada do herói”, marcada por altos e baixos e puxada uma torcida tão dedicada quanto os cactos, pãezinhos e “docshoes” — como ficaram conhecidas os fãs de Juliette, Arthur Aguiar e Amanda Meirelles, respectivamente.

A união do X, antigo Twitter, e do sofá pelo baiano começou antes mesmo do confinamento. Ele e Isabelle não foram selecionados para entrar direto no programa. A dupla integrou o chamado Puxadinho e foi escolhida por votação popular para entrar na casa.

Isolamento

Se mobilizar a audiência antes do reality é uma vantagem, esta foi ampliada a partir da segunda semana do reality, por causa do isolamento ao qual Davi foi submetido pelos outros participantes, mesmo cozinhando para a casa toda e cuidando praticamente sozinho das atividades domésticas. A narrativa de “perseguido” levou o participante a ter cada vez mais tempo de tela, seja no programa ao vivo ou nas redes sociais.

Racismo


Não demorou para que a rivalidade entre a casa e Davi revelasse falas e convicções de outros participantes que soaram racistas para a audiência. Um exemplo ocorreu quando Wanessa Camargo iniciou uma campanha para isolar o motorista de aplicativo, sob o argumento que ele lhe despertava “gatilhos”.

A ironia, apontada pelo público, é que Wanessa entrou no programa namorando Dado Dolabella, acusado por diversas mulheres por agressão, pela segunda vez.

Quase desistência

Um dos momentos mais importantes da temporada ocorreu quando Davi adoeceu e ensaiou uma desistência. Isabelle até tentou fazer o brother deixar a ideia de lado, mas quem convenceu o baiano foi Boninho. O diretor da atração entrou em cena, chamou o participante no confessionário e o fez abandonar a ideia de apertar o botão. A quase desistência mobilizou tanto o Twitter quanto o sofá, pelo pay-per-view, e ampliou a popularidade de Davi.

Comportamento combativo

A partir daí, Davi passou a adotar um comportamento mais combativo com os adversários. Estrategista, ele uniu forças com Isabelle e as fadas e começou a ver seus desafetos eliminados um a um. O ápice foi Wanessa Camargo, desclassificada após o brother afirmar à produção que se sentiu agredido por ela.

O que é calabreso?


O esvaziamento de pautas por parte de outros participantes também contribuiu para o crescimento de Davi. Enquanto o brother enfrentava resiliente acusações e falas de cunho racista de outros participantes, uma briga em que o baiano chama Lucas Buda de “calabreso” fez com que a casa tentasse tribuir a Davi a pecha de gordofóbico.

Não funcionou, sobretudo após o dono do bordão, Toninho Tornado, esclarecer que o termo não tem cunho ofensivo. Pelo contrário: a brincadeira virou até música no Carnaval da Bahia, rendendo ao motorista ainda mais popularidade.

Amizade verdadeira

Mesmo com as tentativas de seus adversários de isolá-lo, Davi conseguiu mater sua aliança com Isabelle até a fase final do jogo. A amizade deles, aliás, ajudou a dupla de amigos a chegar junta à decisão.

Apesar da dificuldade da amazonense de se posicionar no jogo, a amizade que eles estebeleceram ficou marcada pelo apelidou que a sister deu ao amigo: “Curumim”.

“Você não é uma pessoa ruim. Eu te vejo como um curumim, um menino em construção. Um menino valente, pra cima, guerreiro. Eu tenho muito orgulho de você”, disse a sister a Davi, nas primeiras semanas do programa.

Mais estratégias


Davi foi um aliado importante do grupo fadas, mas quando apenas os cinco aliados restaram na casa, Davi tomou as rédes da situação e mirou na eliminação de Beatriz do Brás, que já foi considerada sua adversária direta na luta pelo prêmio.

No último Sincerão, ele chamou a vendedora de egoísta e desencadeou uma grande briga. A sister acabou ficando ainda mais desequilibrada e botou o pé no acelerador justamente nas atitudes exageradas que o público vinha desaprovando: deu cambalhotas no gramado, fez vestido de saco de lixo e botou um cacho de banana na cabeça durante uma briga com o
brother. No fim, acabou eliminada com 82% dos votos num paredão contra Davi e Isabelle