Celebridades

Influencer inventa currículo para conseguir cargo na Seleção, diz site

De acordo com o UOL, os atletas da Seleção Brasileira de Natação estão incomodados com a 'mentoria' do coach Joel Jota, anunciada pelo COB

Por Metrópoles 19/04/2024 08h08
Influencer inventa currículo para conseguir cargo na Seleção, diz site
Joel Jota nunca fez parte da Seleção Brasileira de Natação nem venceu uma prova de campeonato brasileiro - Foto: Reprodução

As competições dos Jogos Olímpicos de Paris estão se aproximando, mas parece que na Seleção Brasileira de Natação as coisas não andam nada bem. Segundo o UOL, os nadadores estão incomodados com o anúncio feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na quarta-feira (17/4), de que o influencer e coach Joel Jota seria o “mentor” deles.

Acontece, queridos leitores, que o portal UOL descobriu algumas inconsistências no “currículo” do rapaz. Apesar de Jota afirmar que “dedicou-se à natação por 20 anos, conquistou mais de 30 medalhas e chegou a receber o título de melhor nadador do mundo”, os atletas estão questionando a ausência de medalhas.

De acordo com a coluna Olhar Olímpico, Joel Jota nunca fez parte da Seleção Brasileira de Natação nem venceu uma prova de campeonato brasileiro, mesmo afirmando, em seu site, que “foi atleta profissional da seleção brasileira” e que foi “diversas vezes campeão brasileiro”.

Outras “propagandas” apontadas como “enganosas” pelo UOL são de que o coach foi “um dos nadadores mais rápidos do mundo” e “o maior treinador de alta performance do país”.

E essa treta entre Jota e os profissionais da natação é antiga. Ainda segundo o portal, ele é considerado “charlatão” pelos nadadores que estão sempre em busca de figurar a lista dos melhores do mundo.

Para os integrantes do time brasileiro, o mentor deles deveria ser alguém que que já tenha conquista medalhas olímpicas e em campeonatos mundiais. Ou seja, alguém que comprove, de fato, o sucesso na carreira.

O UOL ainda fez um “check list” dos feitos aprensentados pelo mentor. No ano em que Joel divulga ter sido “eleito um dos melhores do mundo no nado borboleta”, 2005, foi o 22º do Campeonato Paulista, como mostra seu perfil no Swim It Up. No da World Aquatic, o perfil dele só cita o 104º lugar no ranking mundial dos 50m livre em piscina curta da mesma temporada. Outros resultados sequer entram nas estatísticas internacionais.

No Instagram de Joel, o vídeo onde ele anuncia a “mentoria” virou piada entre os internautas: “Legal. Se o Brasil não ganhar nada, ele já ensina a mentir no currículo. Afff, decepção. Não imaginei que usasse os truques da Bel Pesce”, disparou um. “Como pode uma pessoa que nunca foi atleta olímpico ou de alta performance ser mentor dos atletas do time olímpico de alta performance?”, questionou outro. “Quantas Olimpíadas o mentor participou? Nenhuma, né? Piada!”, detonou um terceiro.