Disney é acusada de plágio por Moana; animador pede indenização
Buck Woodall entrou com uma ação judicial contra a Disney alegando que a empresa utilizou indevidamente ideias originais dele em Moana
O animador Buck Woodall entrou com uma ação judicial contra a Disney em uma corte federal na Califórnia, alegando que a empresa utilizou indevidamente ideias originais dele na criação do filme Moana e sua sequência, Moana 2, que está em exibição nos cinemas.
O que aconteceu
De acordo com informações do site The Hollywood Reporter, Buck Woodall alega que a Disney se apropriou de ideias de seu projeto de animação, intitulado Bucky. Ele afirma que tanto Moana quanto sua sequência compartilham semelhanças significativas com seu roteiro, incluindo a ambientação em uma vila na Polinésia e a trama centrada em jovens protagonistas que desobedecem suas famílias, embarcam em jornadas e interagem com espíritos representados como animais.
Em novembro do ano passado, a justiça determinou que a Disney não enfrentaria um processo de direitos autorais, pois Woodall apresentou a acusação anos após o lançamento de Moana em 2016.
O lançamento de Moana 2 abriu caminho para uma nova ação judicial por parte de Woodall. Agora, a decisão sobre possíveis semelhanças entre as obras ficará nas mãos de um juiz.
“Moana, da Disney, foi produzido depois que Woodall entregou aos réus praticamente todas as partes constituintes necessárias para seu desenvolvimento e produção, após mais de 17 anos de inspiração e trabalho em seu projeto de filme de animação”, diz a denúncia.
Ainda segundo a Hollywood Reporter, o animador pede uma indenização equivalente a 2,5% da receita bruta de Moana, ou US$ 10 bilhões, além de uma ordem judicial que impeça novas violações de seus direitos autorais.
Últimas notícias
Ceci reúne grande caravana em Atalaia ao lado de Renan Filho e Renan Calheiros
Cafeteria de Maceió é eleita a 2ª melhor do Brasil e entra no Top 15 da América do Sul
Maceió recebe Festival Internacional de Cultura com atrações de quatro países
Rafael Brito garante investimentos para saúde, educação e infraestrutura em Delmiro
Alfredo Gaspar dispara contra Lula: 'É o pai de Lulinha e do Tigrinho'
Mutirão reúne mais de 300 pessoas para exames oftalmológicos em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
