Disney é acusada de plágio por Moana; animador pede indenização
Buck Woodall entrou com uma ação judicial contra a Disney alegando que a empresa utilizou indevidamente ideias originais dele em Moana
O animador Buck Woodall entrou com uma ação judicial contra a Disney em uma corte federal na Califórnia, alegando que a empresa utilizou indevidamente ideias originais dele na criação do filme Moana e sua sequência, Moana 2, que está em exibição nos cinemas.
O que aconteceu
De acordo com informações do site The Hollywood Reporter, Buck Woodall alega que a Disney se apropriou de ideias de seu projeto de animação, intitulado Bucky. Ele afirma que tanto Moana quanto sua sequência compartilham semelhanças significativas com seu roteiro, incluindo a ambientação em uma vila na Polinésia e a trama centrada em jovens protagonistas que desobedecem suas famílias, embarcam em jornadas e interagem com espíritos representados como animais.
Em novembro do ano passado, a justiça determinou que a Disney não enfrentaria um processo de direitos autorais, pois Woodall apresentou a acusação anos após o lançamento de Moana em 2016.
O lançamento de Moana 2 abriu caminho para uma nova ação judicial por parte de Woodall. Agora, a decisão sobre possíveis semelhanças entre as obras ficará nas mãos de um juiz.
“Moana, da Disney, foi produzido depois que Woodall entregou aos réus praticamente todas as partes constituintes necessárias para seu desenvolvimento e produção, após mais de 17 anos de inspiração e trabalho em seu projeto de filme de animação”, diz a denúncia.
Ainda segundo a Hollywood Reporter, o animador pede uma indenização equivalente a 2,5% da receita bruta de Moana, ou US$ 10 bilhões, além de uma ordem judicial que impeça novas violações de seus direitos autorais.
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
