Apresentador Rodrigo Bocardi é demitido após violar compliance; Entenda o caso
O âncora do Bom Dia São Paulo foi desligado após descumprir normas éticas.
O apresentador Rodrigo Bocardi foi demitido da Globo após 25 anos. Segundo a emissora, a decisão de desligar o âncora do Bom Dia São Paulo foi tomada após o descumprimento de “normas éticas”, uma questão de compliance.
O advogado trabalhista José Eduardo G. Pastore explicou à CNN que uma demissão por questão e compliance é algo extremamente grave. Ele disse que compliance refere-se ao conjunto de disciplinas que visa assegurar que empresas e indivíduos atuem em conformidade com normas legais, políticas internas e regulamentos externos aplicáveis ao seu negócio.
“É a violação de regras internas da empresa, estabelecidas no compliance, que podem gerar inclusive a demissão. Exemplos: violação do código de conduta da empresa. Algum assunto que fira a imagem ou reputação da empresa por conta de um comportamento ilegal ou mesmo ato de indisciplina do trabalhador”, explicou Pastore.
Segundo o advogado, outros exemplos de violação do código de conduta da empresa podem ser: mau comportamento, como assédio de colegas, resultando em ferimentos à imagem da emissora, ou descumprimento do dever funcional, deturpação de uma notícia, causando danos à reputação da Globo, por exemplo.
Ainda conforme Pastore, regra de violação de compliance geralmente é tratada em sigilo, o que justificaria o fato de a emissora não dar outros detalhes sobre a demissão.
“Essa demissão pode ser com ou sem justa causa. Mas se for por justa causa é [uma demissão] gravíssima. Se for sem justa causa é grave [também]. Geralmente, estas demissões ocorrem depois de um processo de apuração muito cuidadoso, para que não se cometa injustiças com o trabalhador, o que indica que o caso do Rodrigo foi muito grave”, afirmou o advogado.
“Certamente, houve apuração e ele foi desligado. Um último exemplo: a demissão pode ser decorrente de algum desentendimento com seu superior hierárquico. Mas, certamente, a demissão do Rodrigo tem a ver com alguma questão ética”, disse Pastore.
O advogado trabalhista ainda explicou que a demissão do apresentador não ocorreu por diminuição de custos ou problema econômico da Globo.
“O termo compliance vem do verbo em inglês ‘to comply’, que significa ‘cumprir’, ‘obedecer’ ou ‘estar em conformidade com’. […] Foi algo mais sério, contudo no contexto do compliance”, concluiu.
Em nota, divulgada nessa quinta-feira (30), sobre a demissão do apresentador, a Globo escreveu: “A partir de amanhã, dia 31, a jornalista Sabina Simonato apresentará o Bom Dia São Paulo. Sabina, que estreará à frente do novo telejornal Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira, neste sábado, dia 1º de fevereiro, vai ancorar o Bom Dia São Paulo interinamente”.
O comunicado conclui: “Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance.”.
Sabina Simonato assume interinamente o Bom Dia São Paulo a partir desta sexta-feira (31). Ela já fazia a coapresentação do telejornal matinal.
Rodrigo Bocardi estava na TV Globo desde 1999 e no comando do telejornal desde 2013. Antes da Globo, o jornalista foi contratado da Band e da extinta TV Manchete.
O jornalista ainda não se manifestou sobre seu desligamento. A CNN entrou em contato com a Globo e aguarda retorno.
Últimas notícias
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
