Abá e Sua Banda estreia no cinema após prêmios e sucesso internacional
A animação brasileira valoriza e se inspira na riqueza, diversidade da música e natureza do Brasil

A animação brasileira Abá e Sua Banda estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (16). Premiado em festivais nacionais e internacionais na Espanha e nos Estados Unidos, o filme de Humberto Avelar conta as aventuras de um jovem príncipe em busca de identidade própria, que luta por um mundo melhor e mais justo.
O filme é uma animação 3D mesclada com 2D e se estabelece em um reino de frutas chamado Pomar. Depois de desafiar o próprio pai, o jovem príncipe Abá (um abacaxi) e os amigos Juca (um caju) e Ana (uma banana) partem numa viagem para o Festival de Música da Primavera. Juntos, eles vão fazer música e enfrentar os planos do vilão Don Coco.
Em entrevista, o diretor do filme explicou sobre a idealização da produção.
“O ambiente das frutas é muito importante porque envolve a questão ecológica. Tem um vilão que apoia o desmatamento, trazendo reflexos claros dos problemas ambientais atuais. Além disso, também tem a mensagem que as frutas são diferentes e mesmo assim precisam estar em harmonia, assim como a sociedade na vida real”, explicou.
Para além da questão ambiental, o filme apresenta oportunidades de discutir outros universos importantes como diversidade e democracia. Para o ator Filipe Bragança, que faz a voz original de Abá, a animação é uma oportunidade perfeita de inserção das temáticas com as crianças.
“É um entretenimento que não é vazio, justamente porque traz discussões e reflexões. Para as crianças, é mais fácil apresentar essas temáticas de maneira lúdica e inteligente. Acho que esse é o grande mérito do filme”, pontuou.
Voz original do caju Juca, Robson Nunes corroborou com a ideia do companheiro de filme.
“Trabalhar essas temáticas em uma animação é como plantar sementes para as crianças de forma intuitiva. A premissa de Abá e Sua Banda é ser uma animação, mas se além disso outra mensagem for captada, é um sucesso total.”
Desde que estreou mundialmente no Festival de Gramado 2024, Abá e Sua Banda já conquistou três prêmios: Melhor Filme Oficial do Júri no Epic ACG Fest, nos Estados Unidos; Melhor Filme de Animação no Kids Festival em Málaga, na Espanha e Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema Ambiental (Ecocine), no Brasil.
Últimas notícias

Maragogi recebe obras do Vida Nova nas Grotas e nova sinalização turística

Carro pega fogo ao lado do Ceasa, na Forene, em Maceió

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu

Câmara de Maceió lança 4ª temporada do programa "Câmara em Debate" para aproximar Legislativo da população
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
