Abá e Sua Banda estreia no cinema após prêmios e sucesso internacional
A animação brasileira valoriza e se inspira na riqueza, diversidade da música e natureza do Brasil
A animação brasileira Abá e Sua Banda estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (16). Premiado em festivais nacionais e internacionais na Espanha e nos Estados Unidos, o filme de Humberto Avelar conta as aventuras de um jovem príncipe em busca de identidade própria, que luta por um mundo melhor e mais justo.
O filme é uma animação 3D mesclada com 2D e se estabelece em um reino de frutas chamado Pomar. Depois de desafiar o próprio pai, o jovem príncipe Abá (um abacaxi) e os amigos Juca (um caju) e Ana (uma banana) partem numa viagem para o Festival de Música da Primavera. Juntos, eles vão fazer música e enfrentar os planos do vilão Don Coco.
Em entrevista, o diretor do filme explicou sobre a idealização da produção.
“O ambiente das frutas é muito importante porque envolve a questão ecológica. Tem um vilão que apoia o desmatamento, trazendo reflexos claros dos problemas ambientais atuais. Além disso, também tem a mensagem que as frutas são diferentes e mesmo assim precisam estar em harmonia, assim como a sociedade na vida real”, explicou.
Para além da questão ambiental, o filme apresenta oportunidades de discutir outros universos importantes como diversidade e democracia. Para o ator Filipe Bragança, que faz a voz original de Abá, a animação é uma oportunidade perfeita de inserção das temáticas com as crianças.
“É um entretenimento que não é vazio, justamente porque traz discussões e reflexões. Para as crianças, é mais fácil apresentar essas temáticas de maneira lúdica e inteligente. Acho que esse é o grande mérito do filme”, pontuou.
Voz original do caju Juca, Robson Nunes corroborou com a ideia do companheiro de filme.
“Trabalhar essas temáticas em uma animação é como plantar sementes para as crianças de forma intuitiva. A premissa de Abá e Sua Banda é ser uma animação, mas se além disso outra mensagem for captada, é um sucesso total.”
Desde que estreou mundialmente no Festival de Gramado 2024, Abá e Sua Banda já conquistou três prêmios: Melhor Filme Oficial do Júri no Epic ACG Fest, nos Estados Unidos; Melhor Filme de Animação no Kids Festival em Málaga, na Espanha e Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema Ambiental (Ecocine), no Brasil.
Últimas notícias
Cantora Gospel Maria Marçal relata tentativa de assalto no Rio antes de embarcar para show em Alagoas
Homem foge para terreno baldio ao ver polícia e é flagrado com facão no Agreste de AL
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
