Há 20 anos sem voz, sambista volta a cantar com ajuda de IA
Ex-Fundo de Quintal, o sambista Cleber Augusto perdeu a voz há 20 anos e contou com ajuda da inteligência artificial para voltar a cantar
O sambista Cleber Augusto divulgou o projeto musical Minhas Andanças nas plataformas digitais. O artista de 74 anos perdeu a voz há 20 anos, após um câncer na garganta, e contou com auxílio da inteligência artificial para recriar a voz e voltar a cantar.
O processo de recriação dos vocais de Cleber Augusto contou com a voz base de Alexandre Marmita, cantor e cavaquinista que se apresenta na roda de samba carioca Samba do Trabalhador.
Por ter o mesmo timbre que Cleber Augusto e ser grande fã do cantor, Marmita foi selecionado para interpretar as canções que alimentaram o software de IA, servindo como ferramenta para guiar a tecnologia no processo de criação das canções.
Novo álbum de Cleber Augusto
O álbum conta com 14 faixas e as participações de Zeca Pagodinho, Péricles, Seu Jorge, Ferrugem, Diogo Nogueira, Xande de Pilares, Mumuzinho, Tiê, Roberta Sá, Pretinho da Serrinha, Sorriso Maroto, Marvvila, Menos é Mais e Yan.
O destaque fica por conta da música inédita Imã. Composta há mais de 20 anos, a canção foi resgatada de uma gravação antiga de Cleber Augusto e será lançada com a participação de Péricles.
“A voz é a alma da música, e a IA me permitiu manter a essência da minha interpretação, mesmo com a tecnologia. O resultado final é surpreendente. A emoção e a mensagem das músicas continuam intactas, e isso é o que realmente importa. Agradeço a todos os envolvidos que tornaram este projeto possível”, declarou o cantor.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
