Cineasta PcD detona escalação de filho de Odete Roitman em Vale Tudo
Escolha de Guilherme Magon para viver personagem com deficiência acende debate sobre capacitismo e representatividade
A novela Vale Tudo segue dando o que falar! A reaparição de Leonardo Roitman, filho primogênito de Odete Roitman, movimentou a trama e surpreendeu o público. Até então, o personagem era dado como morto após um acidente de carro. Mas, na verdade, ele sobreviveu e vive recluso, em uma cadeira de rodas e com limitações na fala e nos movimentos.
O retorno do personagem trouxe uma reviravolta no enredo, mas também gerou polêmica fora das telas. A escolha do ator Guilherme Magon para interpretar Leonardo foi criticada por ele não ser uma pessoa com deficiência (PcD).
O diretor e cineasta Daniel Gonçalves, que é PcD, usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso e acusou a produção da novela de cripface, termo usado para descrever quando atores sem deficiência são escalados para viver personagens com deficiência. Em desabafo no Instagram, ele criticou a decisão:
“Do que adianta ter vários atores diversos, vários consultores de diversidade, várias pessoas com deficiência atuando como consultores, se, na hora mais importante, voltamos ao velho cripface?”, questionou. “Temos muitos atores com deficiência, inclusive dentro da própria Globo. O que fica para mim é essa incongruência.”
Telespectadores de Vale Tudo também criticaram a escolha
Nas redes sociais, a repercussão foi imediata. Internautas que acompanham a novela comentaram a reviravolta no enredo e também dividiram opiniões sobre a escalação de Guilherme Magon. A discussão trouxe à tona reflexões importantes sobre representatividade, inclusão e os rumos da trama.
“O personagem da novela não nasceu PcD, ele virou PcD com o acidente de carro, que mais para frente será falado e terá um flashback dele sem deficiência sofrendo o acidente. Como um ator já PcD faria esse papel? Pergunto de verdade, quero entender”, rebateu uma seguidora no vídeo de Daniel Gonçalves.
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
