Cineasta PcD detona escalação de filho de Odete Roitman em Vale Tudo
Escolha de Guilherme Magon para viver personagem com deficiência acende debate sobre capacitismo e representatividade
A novela Vale Tudo segue dando o que falar! A reaparição de Leonardo Roitman, filho primogênito de Odete Roitman, movimentou a trama e surpreendeu o público. Até então, o personagem era dado como morto após um acidente de carro. Mas, na verdade, ele sobreviveu e vive recluso, em uma cadeira de rodas e com limitações na fala e nos movimentos.
O retorno do personagem trouxe uma reviravolta no enredo, mas também gerou polêmica fora das telas. A escolha do ator Guilherme Magon para interpretar Leonardo foi criticada por ele não ser uma pessoa com deficiência (PcD).
O diretor e cineasta Daniel Gonçalves, que é PcD, usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso e acusou a produção da novela de cripface, termo usado para descrever quando atores sem deficiência são escalados para viver personagens com deficiência. Em desabafo no Instagram, ele criticou a decisão:
“Do que adianta ter vários atores diversos, vários consultores de diversidade, várias pessoas com deficiência atuando como consultores, se, na hora mais importante, voltamos ao velho cripface?”, questionou. “Temos muitos atores com deficiência, inclusive dentro da própria Globo. O que fica para mim é essa incongruência.”
Telespectadores de Vale Tudo também criticaram a escolha
Nas redes sociais, a repercussão foi imediata. Internautas que acompanham a novela comentaram a reviravolta no enredo e também dividiram opiniões sobre a escalação de Guilherme Magon. A discussão trouxe à tona reflexões importantes sobre representatividade, inclusão e os rumos da trama.
“O personagem da novela não nasceu PcD, ele virou PcD com o acidente de carro, que mais para frente será falado e terá um flashback dele sem deficiência sofrendo o acidente. Como um ator já PcD faria esse papel? Pergunto de verdade, quero entender”, rebateu uma seguidora no vídeo de Daniel Gonçalves.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
