Celebridades

Série sobre a Aids estrelada por Ícaro Silva vence prêmio na Espanha

Minissérie sobre a epidemia da Aids foi protagonizada por Ícaro Silva e venceu o Prêmio Luna de Valência, na Espanha

Por 7segundos com New Mag 30/06/2025 18h06
Série sobre a Aids estrelada por Ícaro Silva vence prêmio na Espanha
Ícaro Silva e Thiago Pimentel com os membros do júri Daniela De Angel e Leo Zimbron - Foto: Reprodução/New Mag

As produções audiovisuais brasileiras seguem fazendo bonito em premiações no exterior. Desta vez, quem trouxe a láurea para casa foi a minissérie “Máscaras de oxigênio não cairão automaticamente”, que venceu no último fim de semana o Prêmio Luna de Valência de Melhor Série de TV no Festival Internacional de Cinema de Valência – o tradicional Cinema Jove.

Ícaro Silva, protagonista da minissérie, recebeu o prêmio no festival, que aconteceu na Espanha, ao lado do criador e produtor do projeto, Thiago Pimentel. Foi a primeira vez que uma série brasileira entrou na competição do Cinema Jove, que em 2025 celebra 40 anos como um dos mais importantes festivais internacionais dedicados à valorização de novas linguagens e talentos do audiovisual.

A trama, produzida pela HBO em parceria com a Morena Filmes, também foi reconhecida com menções honrosas nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Som e Trilha Sonora Original. Para completar, conquistou o prêmio de Melhor Série segundo o júri jovem.

Ambientada no Brasil dos anos 1980, a série premiada acompanha um grupo de comissários de bordo que, em meio ao avanço da epidemia de Aids e à negligência do governo, decide contrabandear AZT — único medicamento disponível na época para conter o vírus. Baseada em fatos, a série aposta em uma narrativa de urgência, resistência e solidariedade diante do caos.

“Máscaras de oxigênio não cairão automaticamente” tem direção geral de Marcelo Gomes e o elenco ainda reúne nomes como Bruna Linzmeyer, Johnny Massaro, Eli Ferreira e Igor Fernandez.