Música

Novos Baianos se reencontram para primeira turnê nos EUA

O grupo, que tem entre seus remanescentes Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor, vai fazer uma turnê nos Estados Unidos

Por metrópoles 17/07/2025 18h06
Novos Baianos se reencontram para primeira turnê nos EUA
O grupo, que tem entre seus remanescentes Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor, vai fazer uma turnê nos Estados Unidos - Foto: Reprodução

“Eu não marco é toca/ Eu viro toca, eu viro moita”. Assim rezam dois dos versos de “Swing de Campo Grande”, samba gravado pelos Novos Baianos no antológico “Acabou chorare”,em 1972. E Moraes Moreira (1947-2020) e Luiz Galvão (1937-2022) iriam adorar saber que o grupo que ajudaram a fundar voltará a se encontrar. E em uma nova turnê – a primeira do conjunto pelos Estados Unidos. Isso mesmo.

O conjunto, que tem entre seus remanescentes Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor, vai excursionar por oito cidades da América do Norte, sendo sete delas nos EUA. A tour começa no dia 21 deste mês, por Chicago, e passará ainda por Nova York (24), Miami (26) e Los Angeles (30).

A agenda encerra-se em agosto, quando os três últimos shows nos EUA serão realizados em Berkeley (01/08) – conhecida pela mais importante universidade dedicada à música naquele país –, Seatle (03/08) e Portland (05/08). A derradeira apresentação será no país vizinho: na Cidade do México, no dia 07 de agosto.

A iniciativa da turnê partiu de alguém que convive com os remanescentes do conjunto desde criancinha: Zabelê, filha de Baby e Pepeu. A cantora e empresária, radicada hoje nos EUA, não disfarça a emoção por promover mais este encontro entre os artistas.

– Sim, eu que (os) estou trazendo, e essa experiência será de uma emoção total para todos eles – arremata ela.

E, assim, como reza outro clássico imortalizado pelo grupo, eles jogam seus corpos no mundo e vão mostrando como são. E são ainda imensos.