Globo é acusada de “propagar anticiência” em roteiro de Vale Tudo
Decisão da autora de Vale Tudo em roteiro sobre doença de Afonso (Humberto Carrão) gerou críticas à emissora nas redes sociais
Uma decisão da autora de Vale Tudo, Manuela Dias, no enredo envolvendo a doença de Afonso (Humberto Carrão), gerou críticas à Globo nas redes sociais. O motivo foi um diálogo entre Celina (Malu Galli) e Heleninha (Paolla Oliveira), exibido no capítulo do último sábado (30/9). Nele, a irmã de Odete Roitman (Débora Bloch) especula se o diagnóstico de leucemia do sobrinho teria relação com mágoa e tristeza.
“Fico pensando se essa doença do Afonso não é resultado de tanta mágoa, tanta tristeza que meu sobrinho carregou. Uma vida inteira de frustração, sempre em segundo lugar e agora a traição da Fátima”, diz a personagem, sendo repreendida logo depois por Heleninha.
Na web, muitos consideraram a cena um desserviço aos pacientes de câncer. “A @tvglobo deveria ter cuidado em uma novela. A autora Manuela Dias optou pela lacração com informações erradas: não há relação entre mágoas ou tristeza e o desenvolvimento do câncer”, escreveu uma internauta, que também criticou outra escolha da autora.
“Há um banco de doadores internacional (a autora poderia ter mostrado isso, mas claramente está interessada apenas em colocar o conflito da Odete em relação ao Leonardo). Parem de divulgar informação errada. Uma pessoa com diagnóstico de câncer já enfrenta dificuldades, o que ela não precisa é de mais uma”, completou.
Outra crítica destacou o risco de reforçar crenças populares equivocadas: “As pessoas nos comentários propagando crença popular… O mundo está emburrecendo e isso é muito preocupante. A Manuela Dias foi muito irresponsável com esse discurso. Daqui a pouco vai ter gente dizendo que a cura do câncer é a felicidade. Estupidez em sua pureza”.
“A TV Globo agora propaga anticiência, daqui a pouco estarão falando contra as vacinas, etc”, detonou mais uma internauta.
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
