Globo é acusada de “propagar anticiência” em roteiro de Vale Tudo
Decisão da autora de Vale Tudo em roteiro sobre doença de Afonso (Humberto Carrão) gerou críticas à emissora nas redes sociais
Uma decisão da autora de Vale Tudo, Manuela Dias, no enredo envolvendo a doença de Afonso (Humberto Carrão), gerou críticas à Globo nas redes sociais. O motivo foi um diálogo entre Celina (Malu Galli) e Heleninha (Paolla Oliveira), exibido no capítulo do último sábado (30/9). Nele, a irmã de Odete Roitman (Débora Bloch) especula se o diagnóstico de leucemia do sobrinho teria relação com mágoa e tristeza.
“Fico pensando se essa doença do Afonso não é resultado de tanta mágoa, tanta tristeza que meu sobrinho carregou. Uma vida inteira de frustração, sempre em segundo lugar e agora a traição da Fátima”, diz a personagem, sendo repreendida logo depois por Heleninha.
Na web, muitos consideraram a cena um desserviço aos pacientes de câncer. “A @tvglobo deveria ter cuidado em uma novela. A autora Manuela Dias optou pela lacração com informações erradas: não há relação entre mágoas ou tristeza e o desenvolvimento do câncer”, escreveu uma internauta, que também criticou outra escolha da autora.
“Há um banco de doadores internacional (a autora poderia ter mostrado isso, mas claramente está interessada apenas em colocar o conflito da Odete em relação ao Leonardo). Parem de divulgar informação errada. Uma pessoa com diagnóstico de câncer já enfrenta dificuldades, o que ela não precisa é de mais uma”, completou.
Outra crítica destacou o risco de reforçar crenças populares equivocadas: “As pessoas nos comentários propagando crença popular… O mundo está emburrecendo e isso é muito preocupante. A Manuela Dias foi muito irresponsável com esse discurso. Daqui a pouco vai ter gente dizendo que a cura do câncer é a felicidade. Estupidez em sua pureza”.
“A TV Globo agora propaga anticiência, daqui a pouco estarão falando contra as vacinas, etc”, detonou mais uma internauta.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
