Cinema

O que esperar de Invocação do Mal: O Último Ritual, despedida da saga

A franquia Invocação do Mal chega a sua quarta parcela, com o último caso investigado pelo casal paranormal mais famoso do cinema

Por Metropóles 04/09/2025 11h11
O que esperar de Invocação do Mal: O Último Ritual, despedida da saga
Cena do filme Invocação do Mal - Foto: Reprodução/IMDb

Invocação do Mal chega à quarta parte de uma das franquias de terror moderno de maior sucesso do cinema. Para o adeus às telonas, o diretor Michael Chaves — responsável também pelo terceiro filme e por derivados como A Freira 2 e A Maldição da Chorona — traz o último caso investigado pelo casal paranormal Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga).

O foco é a família Smurls, aterrorizada por forças demoníacas em sua casa nos subúrbios da Pensilvânia (EUA), em 1986. Paralelamente, os Warren, que haviam interrompido suas investigações, veem o público de suas palestras universitárias diminuir, chegando a ser alvo de chacota.

A filha do casal, Judy (Mia Tomlinson), manifesta desde criança sensibilidade ao sobrenatural, fardo explorado em uma das melhores cenas do filme — a de seu nascimento — que tem 135 minutos de duração.

Os dois núcleos narrativos demoram a se cruzar, e é Judy quem convence os pais a ajudarem os Smurls, que enfrentam uma força maligna nunca antes investigada pelo casal.

Apesar de tentativas de aprofundar a intimidade familiar dos Warren, o filme acaba se apoiando principalmente nos jumpscares, sem trazer grandes novidades para quem acompanha a franquia desde o primeiro filme, lançado em 2013 por James Wan.

No fim, fica a sensação de que a narrativa poderia ter explorado mais o conflito central, já que o início apresenta um preâmbulo complexo que poderia ter rendido soluções surpreendentes. Invocação do Mal: O Último Ritual não é, nem de longe, o melhor filme da série.

Sucesso no cinema

Apesar de o terror ser um gênero um tanto marginalizado nas maiores premiações do cinema mundial, a criação de Wan é um sucesso cinematográfico.

Somando os quatro filmes de Invocação do Mal e seus spin-offs, a série arrecadou mais de 2,2 bilhões de dólares mundialmente, sendo a maior bilheteria acumulada da história do cinema de terror.