Justiça condena professor por ataques à filha de Roberto Justus
Decisão obtida em primeira mão pelo Metrópoles revela que professor universitário da UFRJ foi condenado a indenizar o casal e filha
A Justiça de São Paulo condenou nesta terça-feira (21/10) o professor universitário Marcos Dantas, titular aposentado da UFRJ, por publicar ataques de ódio contra Vicky Justus, filha de 5 anos de Roberto Justus e Ana Paula Siebert.
A decisão diz respeito a uma ação movida pelo casal após publicações do professor no X (antigo Twitter) em junho deste ano. Na publicação, o professor escreveu “só guilhotina…” ao comentar uma foto em que a menina aparece com uma bolsa de grife de R$ 14 mil nas redes sociais dos pais. O comentário foi associado ao método de execução usado durante a Revolução Francesa.
A decisão, obtida em primeira mão pelo Metrópoles, determina que o professor pague R$ 50 mil a cada autor da ação, além dos honorários e custas do processo. Ainda cabe recurso.
“Afirmar que alguém deve ser enviado para a guilhotina corresponde ao desejo de vê-la morta, portanto, a mensagem do requerido, objetivamente, exteriorizou seu desejo de atentar contra a vida dos autores”, reconheceu o magistrado na decisão.
“A mensagem do requerido deve ser reconhecida como discurso de ódio por recomendar a pena capital para os autores, em razão de simples postagem em rede social, revelando extremo desprezo pela condição humana e a lesão aos direito da personalidade deles. Se o requerido não concorda/concordava com o estilo de vida dos autores poderia criticar, mas lhe é vedado ofender, muito menos pregar o fim da existência deles”, completou o juiz.
Ao Metrópoles, o advogado Rafael Pavan, que representa o empresário e a esposa, afirmou que o valor recebido pela ação será doado à caridade.
A reportagem tentou contato com o professor Marcos Dantas, mas até o momento, não obteve retorno. O espaço segue em aberto.
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
