Documentário brasileiro mais premiado de 2025 chega aos cinemas
Documentário do Brasil mais premiado entre 2024 e 2025 finalmente vai chegar ao Brasil após receber 25 prêmios em mais de 80 festivais
O documentário brasileiro que mais recebeu prêmios em festivais e mostras de cinema no exterior no último ano finalmente irá estrear no Brasil. A Queda do Céu chegou aos cinemas brasileiros nessa quinta-feira (20/11), em meio ao encerramento da COP30.
Baseado nos ritos e na cultura Yanomami, o documentário é dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha em parceria com a Itália e com a associação Yanomami Hutukara.
O filme chega ao público brasileiro após conquistar a crítica internacional ao ser apresentado em mais de 80 festivais ao redor do mundo, como o Festival de Cannes.
“É emocionante ver o filme chegar aos cinemas no Brasil depois da belíssima trajetória realizada no mundo”, comenta Eryk Rocha.
“A imagem da Queda do Céu trazida pelos Yanomami e por Davi Kopenawa é uma síntese precisa das questões mais urgentes do nosso tempo e do nosso país. O Brasil não se sustenta sem a escuta profunda dos povos indígenas, e o filme é um convite para essa escuta”, afirmou.
O longa, baseado no livro de mesmo nome do líder Yanomani Davi Kopenawa, traz o xamã como personagem central, que apresenta a cosmologia e os costumes da comunidade de Watorikɨ ao longo do importante ritual Reahu.
“Muitos aqui [no Brasil] ainda não conhecem a força do pensamento de Davi Kopenawa”, detalha. “O filme é um convite para ver, ouvir e sonhar com os Yanomami, um outro projeto de Brasil”, acrescentou.
Entre os 25 prêmios conquistados por A Queda do Céu, está o Grande Prêmio do Júri da Competição Kaleidoscope, do festival DOC NYC, o maior festival de documentários dos Estados Unidos. O filme também levou honrarias na Coreia do Sul, no México, em Portugal e na Turquia.
Últimas notícias
Carlos diz que hospital perto não garante atendimento ágil a Bolsonaro
Governo Trump, no entanto, mantém acusação de narcotraficante
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
