Quem é Adolpho Veloso, brasileiro premiado que pode concorrer ao Oscar
Vencedor no Critics Choice Awards, Adolpho Veloso vem chamando atenção pelo trabalho como Diretor de Fotografia em Sonhos de Trem
O brasileiro Adolpho Veloso venceu neste domingo (4/1) a categoria de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards pelo filme Sonhos de Trem. A conquista reforçou a força do trabalho do diretor de fotografia nesta temporada de premiações, já que ele pode ser laureado em outras premiações. Ele também já aparece na pré-lista do Oscar com a produção.
O longa Sonhos de Trem, estrelado por Joel Edgerton, acompanha a história de Robert Grainier, um lenhador solitário do início do século 20, que enfrenta luto e isolamento em meio à transformação dos EUA com a industrialização e a chegada das ferrovias. A produção está disponível na Netflix.
Na categoria de Melhor Fotografia do Critics Choice, Adolpho Veloso desbancou grandes nomes da fotografia cinematográfica em produções de destaque como: Claudio Miranda (F1), Dan Laustsen (Frankestein), Łukasz Żal (Hamnet), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores).
Quem é Adolpho Veloso?
Antes de chamar a atenção em Hollywood, Veloso construiu uma carreira sólida como Diretor de Fotografia em produções como Rodantes (2021), El Perfecto David (2021) e da minissérie Mosquito (2020).
Ele também trabalhou em projetos internacionais, como a série Becoming Elizabeth e o curta American Cancer Story. Além do cinema e da TV, também atuou como diretor de fotografia em videoclipes, incluindo Ameianoite, de Pabllo Vittar e Gloria Groove.
Internacionalmente, ele começou a trabalhar em produções dos EUA no filme Jockey (2021), que assim como Sonhos de Trem foi dirigido por Clint Bentley. A parceria dos dois teve início após a participação de Veloso no documentário On Yoga, que chamou a atenção do cineasta.
Nas redes sociais, Adolpho compartilha várias postagens sobre o trabalho. O Instagram dele, por exemplo, está tomado de vídeos e fotos de Sonho de Trem.
Após a vitória, ele inclusive compartilhou uma foto segurando o prêmio do Critics Choice e uma foto ao lado de Wagner Moura, indicado como Melhor Ator, por O Agente Secreto, e Melhor Ator Coadjuvante por Ladrões de Drogas, com a legenda: “Nada mais importa”.
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca cobra dados do IPM 2025 ao Estado
Curta brasileiro 'Virtualidade' leva suspense psicológico e ficção especulativa ao NOX Film Fest, no Uruguai
Servidora é exonerada, mas terá que devolver mais de R$ 100 mil ao Estado
Após denúncias de golpes e cobranças abusivas e até agiotagem, passeios na Praia do Gunga passam a aceitar Pix
Emissão da Carteira Nacional do Artesão abre calendário de 2026 do programa Alagoas Feita à Mão
Relator da CPMI, Alfredo Gaspar lembra que já havia alertado sobre relação de Lulinha com o Careca do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
