Cinema

Quem é Adolpho Veloso, brasileiro premiado que pode concorrer ao Oscar

Vencedor no Critics Choice Awards, Adolpho Veloso vem chamando atenção pelo trabalho como Diretor de Fotografia em Sonhos de Trem

Por Metrópoles 05/01/2026 10h10
Quem é Adolpho Veloso, brasileiro premiado que pode concorrer ao Oscar
Adolpho Veloso - Foto: Rich Polk/IndieWire via Getty Images

O brasileiro Adolpho Veloso venceu neste domingo (4/1) a categoria de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards pelo filme Sonhos de Trem. A conquista reforçou a força do trabalho do diretor de fotografia nesta temporada de premiações, já que ele pode ser laureado em outras premiações. Ele também já aparece na pré-lista do Oscar com a produção.

O longa Sonhos de Trem, estrelado por Joel Edgerton, acompanha a história de Robert Grainier, um lenhador solitário do início do século 20, que enfrenta luto e isolamento em meio à transformação dos EUA com a industrialização e a chegada das ferrovias. A produção está disponível na Netflix.

Na categoria de Melhor Fotografia do Critics Choice, Adolpho Veloso desbancou grandes nomes da fotografia cinematográfica em produções de destaque como: Claudio Miranda (F1), Dan Laustsen (Frankestein), Łukasz Żal (Hamnet), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores).

Quem é Adolpho Veloso?

Antes de chamar a atenção em Hollywood, Veloso construiu uma carreira sólida como Diretor de Fotografia em produções como Rodantes (2021), El Perfecto David (2021) e da minissérie Mosquito (2020).

Ele também trabalhou em projetos internacionais, como a série Becoming Elizabeth e o curta American Cancer Story. Além do cinema e da TV, também atuou como diretor de fotografia em videoclipes, incluindo Ameianoite, de Pabllo Vittar e Gloria Groove.

Internacionalmente, ele começou a trabalhar em produções dos EUA no filme Jockey (2021), que assim como Sonhos de Trem foi dirigido por Clint Bentley. A parceria dos dois teve início após a participação de Veloso no documentário On Yoga, que chamou a atenção do cineasta.

Nas redes sociais, Adolpho compartilha várias postagens sobre o trabalho. O Instagram dele, por exemplo, está tomado de vídeos e fotos de Sonho de Trem.

Após a vitória, ele inclusive compartilhou uma foto segurando o prêmio do Critics Choice e uma foto ao lado de Wagner Moura, indicado como Melhor Ator, por O Agente Secreto, e Melhor Ator Coadjuvante por Ladrões de Drogas, com a legenda: “Nada mais importa”.