Saiu na TV

Oscar 2026: quando começa e onde assistir ao anúncio dos indicados

Com O Agente Secreto e Wagner Moura favoritos a uma vaga na premiação, indicados do Oscar 2026 serão anunciados em transmissão ao vivo

Por Metrópoles 16/01/2026 10h10
Oscar 2026: quando começa e onde assistir ao anúncio dos indicados
Estatueta do Oscar - Foto: Reprodução/Andrew H. Walker/Getty Images

Em menos de uma semana, finalmente saberemos se O Agente Secreto e Wagner Moura irão de fato concorrer no Oscar 2026. A lista completa dos indicados à premiação será revelada na próxima quinta-feira (22/1), com transmissão simultânea no YouTube do Metrópoles. O processo de votação se encerra nesta sexta-feira (16/1).

Conforme anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimônia, os fãs do cinema mundial poderão assistir ao vivo ao anúncio, que será transmitido a partir das 10h30 (horário de Brasília) no site oficial da Academia e pelo YouTube.

Além disso, a transmissão poderá ser conferida também nas plataformas de streaming Hulu e Disney+. Danielle Brooks, de A Cor Púrpura, e Lewis Pullman, de Thunderbolts*, serão responsáveis pela apresentação.

Nesta edição da premiação, a 98ª da história do Oscar, serão 24 categorias, com cinco indicados cada. A exceção é a principal categoria da noite, Melhor Filme, onde 10 longas competem à estatueta.

Além de O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o iraniano-francês Foi Apenas Um Acidente e o norueguês Valor Sentimental são favoritos a serem indicados nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, segundo previsões da crítica especializada.

Alguns dos principais títulos esperados para estarem entre os nomes anunciados são:

Pecadores, favorito em múltiplas categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora.

Uma Batalha Após A Outra, estrelado por Leonardo DiCaprio e dirigido por Paul Thomas Anderson;

Blue Moon, estrelado por Ethan Hawke;

Hamnet, dirigido por Chloé Zhao;

Sonhos de Trem, com fotografia do brasileiro Adolpho Veloso;

Marty Supreme, estrelado por Timothée Chalamet; e

Guerreiras do K-Pop, filme de animação da Netflix.