Defesa do ex-BBB Matheus se pronuncia após foto polêmica com Ana Paula
Embate ocorre por conta de uma foto que mostrava Ana Paula Renault empunhando um chicote em posição de ataque contra Matheus Moreira
A defesa de Matheus Moreira, do BBB 26, se pronunciou após uma polêmica envolvendo uma foto gerada por inteligência artificial. A imagem mostrava Ana Paula Renault empunhando um chicote em posição de ataque, acompanhada de legendas com teor político.
A nota, publicada nas redes sociais na noite dessa segunda-feira (9/2), afirma que a imagem não foi criada por Matheus. “Trata-se de um conteúdo elaborado por uma terceira pessoa, que utilizou inteligência artificial para produzir uma montagem de caráter extremamente violento, simbólico e historicamente sensível, envolvendo a figura de uma mulher branca portando um chicote e um homem negro submetido a uma cena de tortura, acompanhada de legendas de cunho político-racial”, diz um trecho.
Entenda o caso
Matheus Moreira, ex-participante do BBB 26, foi alvo de críticas nas redes sociais após a circulação de uma montagem associada a Ana Paula Renault, com quem teve embates durante o reality show da Globo.
A imagem, gerada por inteligência artificial, retratava Matheus com a expressão “preto de direita” e Ana Paula como “branco de esquerda”.
A publicação provocou reação negativa entre fãs da comunicadora, que passaram a criticar o ex-BBB. Diante da repercussão, Matheus afirmou que o conteúdo foi retirado de contexto.
O texto também afirma que, ao saber do conteúdo, Matheus manifestou incômodo e repúdio à imagem, “compreendendo seu caráter sensacionalista e o impacto negativo que ela poderia gerar”. Além disso, o ex-BBB entrou em contato com a responsável por gerar a foto.
“Durante essa conversa privada, a autora afirmou que a imagem teria sido criada como uma forma de ‘defesa’ de Matheus, ainda que reconhecidamente apelativa e chocante. Na ocasião, ela relatou dificuldades pessoais e profissionais, afirmando que aquele tipo de conteúdo fazia parte de seu trabalho. Diante desse cenário, movido por empatia e pela intenção de não prejudicar uma terceira pessoa, Matheus optou por realizar um pedido público de desculpas, como forma de encerrar o conflito e evitar maiores consequências”, afirma a defesa.
O texto completa que “a imagem foi republicada exclusivamente para fins de contextualização, sem qualquer legenda ou manifestação de concordância”. “No entanto, a ausência de contextualização escrita permitiu que terceiros retirassem o conteúdo do seu contexto original. A partir disso, páginas e perfis sensacionalistas passaram a atribuir falsamente a autoria da imagem a Matheus, criando uma narrativa que não corresponde à realidade dos fatos.”
Defesa de Ana Paula exigiu retratação
A equipe jurídica de Ana Paula Renault notificou extrajudicialmente o ex-BBB Matheus Moreira após a divulgação da montagem. O documento, enviado nesta segunda-feira (9/2) e assinado pelo advogado Roberto Montanari Custódio, classifica a publicação como de “extrema gravidade” e exige retratação imediata, sob pena da adoção de medidas judiciais.
A notificação destaca que a publicação extrapola limites do debate ideológico e compromete diretamente a honra e reputação de Ana Paula.
O texto ainda ressalta que a responsabilidade se estende não apenas ao criador do conteúdo, mas também a quem compartilha ou republica a postagem. Segundo a notificação, a divulgação da montagem pode configurar violação do direito de imagem e da honra, com base no artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal e no artigo 20 do Código Civil.
Últimas notícias
Bolsonaro já cumpre prisão domiciliar após receber alta; veja imagens
Deputados estaduais de AL exaltam trabalho de Arthur Lira e defendem sua pré-candidatura ao Senado
“Braskem alega crise financeira, mas não pode ‘fugir’ de Alagoas sem pagar o muito que ainda deve à população”, diz Francisco Sales
Capivara criada por IA viraliza e faz prefeitura tapar buraco na rua
[Vídeo] Alfredo Gaspar é aplaudido de pé ao chegar com relatório da CPMI do INSS
Terapeuta filmada puxando cabelos de criança autista em Maceió é proibida de atender
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
