Futebol

Com clubes brasileiros apreensivos, Tite faz convocação nesta sexta

Técnico vai anunciar lista para os jogos contra Senegal e Nigéria, em outubro

Por Terra 19/09/2019 22h10
Com clubes brasileiros apreensivos, Tite faz convocação nesta sexta
Tite está pressionado no comando da seleção - Foto: Alex Silva / Estadão Conteúdo

O técnico Tite anuncia nesta sexta-feira, a partir das 10h30, na sede da CBF, no Rio, uma nova lista de convocados da seleção brasileira. Desta vez, o treinador chamará 23 nomes para os amistosos contra Senegal e Nigéria, respectivamente nos dias 10 e 13 de outubro, em Cingapura, onde a equipe nacional vai atuar depois de ter acumulado dois jogos sem vitórias nos Estados Unidos.

No último dia 6, a equipe nacional empatou por 2 a 2 com a Colômbia, em Miami, com um gol e uma assistência de Neymar. Cinco dias depois, o time brasileiro decepcionou ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Peru, em Los Angeles.

A convocação é esperada com bastante apreensão por vários clubes da elite do futebol nacional, pois o comandante deve chamar um bom número de jogadores que atuam no País. E quem for lembrado pelo treinador será desfalque na 24ª e na 25ª rodada do Brasileirão, que ocorrerão entre os dias 9 e 13 de outubro.

Um atleta que tem alta chance de ser convocado nesta sexta-feira é o atacante Everton, do Grêmio, que acabou não sendo chamado para as partidas contra Colômbia e Peru por causa do envolvimento do clube gaúcho nas semifinais da Copa do Brasil. A tendência é a de que Tite mantenha o padrão que adotou em suas últimas convocações, nas quais incluiu no máximo um jogador por clube brasileiro. Se este protocolo se repetir, ele deverá escolher, por exemplo, entre Bruno Henrique ou Gabriel, ambos em grande fase pelo Flamengo, em sua lista de atacantes.

Independentemente de suas escolhas, Tite sabe que o Brasil entrará em campo no próximo dia 10 de outubro, no estádio Nacional de Cingapura, pressionado a conquistar uma vitória sobre Senegal, pois a equipe ficou longe de agradar aos seus torcedores nos amistosos em solo norte-americano, onde exibiu muitos erros ofensivos e deficiências na defesa, setor que não conseguiu repetir a eficiência mostrada na vitoriosa campanha da Copa América. No torneio, os brasileiros só levaram um gol em seis partidas.

OUTRAS CONVOCAÇÕES

Outras duas convocações de seleções brasileiras serão divulgadas na manhã desta sexta-feira na sede da CBF. Uma delas será a da equipe olímpica dirigida por André Jardine, que revelará uma lista de escolhidos para os amistosos contra Venezuela e Japão, respectivamente nos dias 10 e 14 de outubro, em Recife, onde primeiro eles jogarão no estádio dos Aflitos e depois na Arena Pernambuco.

O zagueiro Walce e o atacante Antony, ambos do São Paulo, e o meia-atacante Pedrinho, do Corinthians, todos presentes nos últimos amistosos da seleção olímpica, estão entre os nomes que poderão ser chamados novamente e consequentemente voltarem a desfalcar as suas equipes.

Outra seleção que será convocada nesta sexta é a sub-17, que se prepara para o Mundial da categoria, que ocorrerá no Brasil entre 26 de outubro e 17 de novembro. O técnico Guilherme Dalla Dea divulgará a última lista de chamados antes do início da competição, que terá como sedes as cidades de Brasília, Goiânia e Cariacica (ES). E este grupo terá de se apresentar ao treinador no início do próximo mês, na Granja Comary, em Teresópolis, para dar início à preparação para o torneio da Fifa.

O longo período entre o início dos treinos e o fim do Mundial, na qual a seleção espera poder estar presente na luta pelo título, preocupa alguns clubes deste Brasileirão que contam com jovens promessas em seus elencos. Uma delas é Talles Magno, de 17 anos, hoje titular do ataque do Vasco. Outro destaque é o meia Reinier, da mesma idade e que defende o Flamengo, mas neste caso figurando como uma boa opção de banco.