Futebol

Autuori critica retomada do futebol: 'Uma sandice. Merecemos respeito'

Técnico do Botafogo se mostrou contrário à pressão do governo federal e sugestão da CBF para que os treinamentos e jogos sejam retomadas de forma gradual no país

Por Terra 03/05/2020 15h03
Autuori critica retomada do futebol: 'Uma sandice. Merecemos respeito'
Paulo Autuori, técnico do Atlético PR - Foto: Marco Oliveira/Site Oficial

Depois do dirigente Carlos Augusto Montenegro ter garantido que o Botafogo não vai retomar as atividades esportivas até que tenha garantia da segurança das autoridades de saúde, o técnico Paulo Autuori engrossou o coro dos insatisfeitos com a pressão para o retorno aos gramados. O treinador alvinegro considerou uma enorme falta de respeito com os profissionais a realização de treinos e jogos em meio a pandemia do coronavírus.

- Me parece uma sandice falar sobre o retorno das equipes de futebol neste momento. Falta de respeito diante de tantas mortes e sofrimentos. Demonstra uma preocupante falta de conhecimento dos responsáveis a favor dessa medida sobre a complexa rotina dos treinamentos de futebol. Ausência de preocupação e de respeito aos profissionais, especialmente daqueles mais sacrificados, que não são jogadores nem membros da comissão técnica. Nós, profissionais, merecemos respeito. Querem futebol de volta? E daí? Lamento -disse Autuori, em entrevista ao Programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

A polêmica teve início na última semana, quando o Ministério da Saúde emitiu um parecer favorável ao retorno do futebol, sob o argumento de que as transmissões das partidas pela TV ajudariam a manter as pessoas em casa. No Rio de Janeiro, um dos estados com maiores índices de letalidade pelo Covid-19, a Federação Carioca aguarda autorização da Secretaria Estadual de Saúde para tomar medidas. O decreto de isolamento no estado foi estendido até 11 de maio e o municipal, da capital, até 15 de maio.