Com defesa em pauta, Flamengo vê fragilidade na Libertadores escancarada em números
Mengão ficou no empate contra a LDU por 2 a 2
A sensação final foi de alívio, mas a classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores ficou em segundo plano no empate do Flamengo contra a LDU, na última quarta-feira. A atuação rubro-negra foi alvo de questionamentos por parte da torcida e serviu para reforçar as fragilidades defensivas da equipe, que são, inclusive, escancaradas pelos números.
É preciso, claro, levar em consideração que o Flamengo atuou com um a menos desde a expulsão de Willian Arão, aos 14 minutos do primeiro tempo. Mesmo assim, diante de um adversário de nível técnico muito abaixo, a equipe rubro-negra repetiu erros de rodadas anteriores e deu tons dramáticos para a classificação, que poderia ser simples.
Em cinco jogos na Libertadores, o Flamengo sofreu nove gols - uma média de 1,8 por partida. Das 16 equipes que ocupam atualmente as primeiras e segundas colocações de cada grupo, o Rubro-Negro tem a segunda pior defesa - apenas o Deportivo Táchira (VEN) sofreu mais gols.
Confira, a seguir, outros números que deixam claro a fragilidade defensiva do Fla, de acordo com o aplicativo SofaScore.
• Sofreu 9 gols em 5 jogos (1,8 por jogo);
• Foi vazado em 100% das partidas;
• Os adversários converteram 4 das 5 grandes chances de gol (80%);
• Os adversários tiveram 9 dos 12 chutes certos (75%);
• 2° time que menos exigiu chutes p/ sofrer um gol (3.5).
Além desses números, é possível destacar um 'calcanhar de Aquiles' na vida do Flamengo na Libertadores: a bola aérea defensivos. Dos 9 gols sofridos pelo time no torneio, quatro se originaram de escanteios. O único jogo em que a equipe não sofreu gol de bola parada foi na vitória sobre o Unión La Calera, no Maracanã, pela segunda rodada.
Segundo Rogério Ceni, a escolha por Léo Pereira como lateral-esquerdo foi com a intenção de aumentar a estatura da equipe. Mesmo assim, não foi capaz de solucionar o problema. Na entrevista coletiva após o jogo, o treinador reconheceu a fragilidade e destacou o trabalho diário para tentar melhorar o desempenho do time neste quesito.
- A ideia era uma linha de 4 jogando exatamente como antes. O Léo Pereira já foi lateral, tem boa construção. Queria também deixar o time mais alto porque estávamos sofrendo gols, infelizmente. Mesmo assim, com uma linha mais alta, levamos o gol. Trabalhamos todos os dias e vamos continuar para tentar melhorar - completou ele.
Sem espaço para mais erros, o Flamengo volta a campo no próximo sábado, às 21h05 (de Brasília) para decidir o Campeonato Carioca contra o Fluminense, no Maracanã. Pela Libertadores, a equipe joga na próxima quinta-feira contra o Vélez, também no Maracanã, no duelo que vale a liderança do Grupo G.
Veja também
Últimas notícias
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
