Brasil vence Chile por 1 x 0 e vai à semifinal da Copa América
Seleção de Tite encara o Peru na semifinal
Com um jogador a menos durante quase todo segundo tempo, a seleção brasileira derrotou o Chile por 1 x 0, nesta sexta-feira, com gol de Lucas Paquetá, garantindo vaga na semifinal da Copa América contra o Peru.
Após expulsão de Gabriel Jesus, aos 3 minutos da segunda etapa, o time brasileiro recuou e segurou a vantagem que tinha conseguido apenas dois minutos antes, em partida no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
"A cada dia que passa a gente tem provas para nos fortalecer, provar que a gente pode jogar em todas as circunstâncias. Foi uma fatalidade do Jesus. Ele só olhou a bola, não viu o adversário, infelizmente acabou sendo expulso", disse o atacante Neymar.
"O Chile é uma equipe muito qualificada, tem grandes jogadores e com um a menos é bem difícil. Está todo mundo de parabéns, a defesa, galera do meio-campo, os atacantes. A gente conseguiu suportar uma adversidade que dificilmente acontece com a nossa equipe. A gente conseguiu provar que nessas dificuldades a gente consegue suportar."
O Brasil vai enfrentar na semifinal de segunda-feira, também no Rio, o Peru, que eliminou o Paraguai nos pênaltis após empate de 3 x 3. Na fase de grupos, os brasileiros golearam os peruanos por 4 x 0.
O primeiro tempo da partida do Brasil com o Chile foi equilibrado. Os dois times iniciaram com chutes de longa distância e em seguida tiveram lances perigosos anulados por impedimento, com Vargas pelo Chile e Richarlison pelo Brasil.
A primeira boa chance brasileira ocorreu aos 22 minutos, quando Neymar cruzou da esquerda e Firmino chegou atrasado dentro da pequena área, não conseguindo pegar em cheio na bola. Cinco minutos depois, o Chile respondeu com Vargas, que driblou Thiago Silva e chutou cruzado, fazendo Ederson se esticar para espalmar.
O Brasil ainda teve boa oportunidade após lançamento de Neymar para Gabriel Jesus, que chutou forte de esquerda, forçando Bravo a fez-se boa defesa.
No segundo tempo, com Lucas Paquetá na vaga de Firmino, o meio-campista marcou logo a 1 minuto. Paquetá tentou tabela com Neymar e contou com erro da defesa chilena para chutar de perna direita para abrir o placar.
Dois minutos depois, Gabriel Jesus foi expulso ao tomar cartão vermelho direto por uma voadora em Mena.
Com um a mais, os chilenos pressionaram em busca do empate, tiveram um gol anulado por impedimento e acertaram o travessão em um cabeceio, enquanto o Brasil usava a estratégia do contra-ataque e quase marcou com Neymar, em lance defendido por Bravo, após jogada individual.
Nos últimos minutos, os brasileiros se defenderam bem e contaram com Neymar prendendo a bola para assegurar a classificação.
Veja também
Últimas notícias
Corregedoria da PM vai apurar conduta de policiais envolvidos na prisão de porteiro em Maceió
Homem de 37 anos fica ferido após queda de moto em União dos Palmares
Prefeito de Matriz de Camaragibe participa da inauguração de espaço da Assembleia de Deus
OAB e MP Eleitoral apuram prisão de porteiro durante panelaço em Maceió
Nelson Wilians tem inscrição na OAB suspensa em meio a investigações da PF
Ipespe/Abrapel: Flávio tem 51,2% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,8%
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
