Mayra Aguiar relembra momentos de superação antes da medalha: 'Foram difíceis os últimos tempos'
Judoca se recuperou de várias lesões antes da disputa em Tóquio
A judoca brasileira Mayra Aguiar entrou para a história dos Jogos Olímpicos nesta quinta-feira. Ao derrotar a sul-coreana Hyunji Yoon na categoria até 78kg, a atleta garantiu seu terceiro bronze olímpico. Emocionada, ela relatou que os últimos anos foram muito difíceis em virtude das lesões e cirurgias que teve que enfrentar. Mesmo assim, ela superou as adversidades e escreveu o seu nome como uma das maiores atletas brasileiras em Olimpíadas.
- Não estou conseguindo falar, estou emocionada. Acho que é a conquista mais importante para mim. Foram difíceis os últimos tempos, bem difíceis, tem que superar, superar de novo e de novo. Não aguentava mais fazer cirurgia, ainda mais no momento que vivemos, tive medo, angústia. Mas continuei. Dar o nosso melhor vale a pena - desabafou a judoca em entrevista na zona mista à TV Globo.
Com a conquista, Mayra Aguiar se tornou a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual. Vale lembrar que ela já havia subido ao pódio em Londres 2012 e Rio de Janeiro2016, ambas de bronze. Além disso, a judoca também foi a primeira brasileira a conquistar medalha em três olimpíadas em sequência.
Com mais uma medalha, o Judô é o esporte com mais pódios em Jogos Olímpicos na história do esporte brasileiro: são 24 no total. Em entrevista, a atleta agradeceu à família e dedicou a conquista a todos que estiveram ao seu lado durante os momentos mais difíceis da carreira.
- Muito importante para mim. Não conseguiria nada sem minha família, me apoiaram em tudo e estavam comigo nos momentos mais complicados. Obrigada por me apoiar, por me aguentar, eu sou bem chata às vezes. Energia boa. TPM, cansada, com dor, estava comigo. Meus técnicos, apoio, todos. Que me fazem levantar todos os dias. Obrigada por estarem ali. Beijo para o seu Moacir. Me fez amar luta no chão. Pensei: "Não vou soltar, tenho potencial para ganhar essa luta". Beijão a todos. Obrigada de coração - disse.
O caminho do terceiro bronze teve início diante da israelense Inbar Lanir e mesmo sem ritmo de luta, a brasileira começou os jogos com um ippon. Em seguida, um novo desafio, mas um wazari no Golden Score para a alemã Anna-Maria Wagner a tirou do sonho do ouro Olímpico.
Veio então a repescagem, e Mayra superou não só a russa Aleksandra Babintseva como todos os seus medos diante das lesões e da Covid-19(teve sintomas leves). A disputa pelo pódio foi diante da coreana Hyunji Yoon, e de maneira emocionante a brasileira se tornou a primeira atleta a conquistar três medalhas individuais em Olimpíadas.
E ela ainda pode faturar mais uma na capital japonesa, já que a Seleção Brasileira é uma das candidatas ao pódio na disputa por equipes mista, que fará sua estreia no programa olímpico.
Veja também
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
