Futebol

Formiga se aposentará da seleção brasileira

Volante é recordista de jogos com a camisa do Brasil

Por Yahoo Esportes 10/11/2021 11h11
Formiga se aposentará da seleção brasileira
Formiga confirma aposentadoria - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Jogadora com mais atuações pela seleção brasileira de futebol, Formiga se aposentará da equipe no final deste mês, encerrando uma carreira que incluiu sete edições de Copas do Mundo e de Jogos Olímpicos, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Formiga disputou 233 partidas pelo Brasil e seu último jogo será um amistoso contra a Índia no dia 25 de novembro, em Manaus.

Depois de estrear com a camisa do Brasil aos 17 anos na Copa do Mundo de 1995, Formiga passou a disputar todos os torneios olímpicos desde que o futebol feminino estreou nos Jogos de Atlanta em 1996.

A meia de 43 anos escreveu seu nome no livro dos recordes como a primeira jogadora feminina a participar de sete Jogos Olímpicos, ao disputar o torneio feminino de futebol em Tóquio, em julho deste ano.

Formiga fez parte da escalação brasileira que perdeu para a Alemanha na final da Copa do Mundo de 2007. Ela ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e novamente em Pequim em 2008.

Sua última participação na Copa do Mundo foi na edição de 2019, quando o Brasil perdeu para a anfitriã França nas oitavas de final.