Palmeiras de Abel enfrentará quarto técnico do Flamengo e busca feito inédito
Verdão quer aumentar a vantagem rumo ao título nacional

Neste domingo, no Allianz Parque, Palmeiras e Flamengo se enfrentam para uma chamada "final antecipada" do Brasileirão-2022. O confronto marca o encontro das duas maiores forças do futebol nacional nos últimos anos, cuja rivalidade tem aumentado cada vez mais. Entre tantas peculiaridades desse embate é a chegada de Abel Ferreira, que vai pegar o quarto técnico rubro-negro diferente e quer garantir sua primeira vitória sobre o rival jogando na arena alviverde.
Desde que o treinador português assumiu o Verdão, ele enfrentou o Fla em seis oportunidades por Brasileirão, Supercopa e Libertadores. Tudo isso em um período de pouco mais de um ano. Enquanto Abel foi a constante nesse confronto, do outro lado o comando mudou três vezes, ou seja, foram três técnicos distintos nesse tempo: Rogério Ceni (o mais longevo), Renato Gaúcho e Paulo Sousa (o mais breve).
Essas partidas aconteceram entre janeiro de 2021 e abril de 2022. A série teve início com uma vitória flamenguista por 2 a 0, em Brasília, válida pelo Brasileirão de 2020. Ceni era o técnico naquele jogo, assim como no empate em 2 a 2 na Supercopa (vitória rubro-negra por 6 a 5 nos pênaltis) e no triunfo carioca por 1 a 0, no Maracanã, na primeira rodada do Brasileirão-2021. Abel não venceu no período.
O português, que já era consagrado, vitorioso e já tinha passado por turbulências, continuou no cargo no Palmeiras e recebeu o Flamengo pela primeira vez no Allianz Parque, mas o técnico adversário já era outro: Renato Gaúcho, que saiu vencedor da arena palestrina vencendo por 3 a 1, pela 20ª rodada do Brasileirão-2021.
E aí veio o grande momento de Abel e do Verdão no período: a final da Libertadores em Montevidéu. Um empate no tempo normal e depois vitória na prorrogação com gol de Deyverson deram o bicampeonato seguido da competição ao Alviverde. No Rubro-Negro, a derrota acabou culminando na demissão de Renato Gaúcho.
Sendo assim, a próxima partida entre as equipes já seria obrigatoriamente com um treinador diferente. Em abril de 2022, pela quarta rodada do Brasileirão, o jogo aconteceu no Maracanã e acabou empatado em 0 a 0, o único duelo sem gols entre os times desde 2011. Naquele dia, o Flamengo era comandado por Paulo Sousa, que por sua vez não durou muito e acabou deixando o clube.
Agora, praticamente quatro meses depois, o Fla já tem outro técnico para enfrentar o cada vez mais consolidado Abel Ferreira. O novo oponente do português no banco de reservas é Dorival Júnior, o quarto comandante flamenguista diferente desde que Abel assumiu o Verdão. No período foram seis jogos, com três vitórias rubro-negras, uma vitória palmeirense, dos empates e um título para cada.
Pelo lado palestrino, o objetivo é buscar a primeira vitória sobre o Flamengo atuando no Allianz Parque desde 2017. De lá para cá foram duas derrotas e dois empates. Um resultado positivo neste domingo colocaria o time de Abel Ferreira com 12 pontos de vantagem para a equipe de Dorival Júnior. O Palmeiras é o atual líder do Brasileirão com 48 pontos contra 39 do Rubro-Negro, que é o segundo colocado.
Jogos de Abel Ferreira contra o Flamengo:
21/1/2021 - Flamengo 2 x 0 Palmeiras - Brasileirãoo-2020 (Rogério Ceni)
11/4/2021 - Flamengo 2 (6) x (5) 2 Palmeiras - Supercopa (Rogério Ceni)
30/5/2021 - Flamengo 1 x 0 Palmeiras - Brasileirão-2021 (Rogério Ceni)
12/9/2021 - Palmeiras 1 x 3 Flamengo - Brasileirão-2021 (Renato Gaúcho)
27/11/2021 - Palmeiras 2 x 1 Flamengo - Libertadores-2021 (Renato Gaúcho)
20/4/2022 - Flamengo 0 x 0 Palmeiras - Brasileirão-2022 (Paulo Sousa)
21/8/2022 - Palmeiras x Flamengo - Brasileirão-2022 (Dorival Júnior)
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
