Em novo ano copeiro, Flamengo aposta em experiência do elenco para não repetir erros de 2021
Mengão sonha com tríplice coroa

Calejado com erros do passado, o Flamengo inicia a disputa por uma vaga na decisão da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, contra o São Paulo. O jogo de ida da semifinal será às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, e terá transmissão em Tempo Real do LANCE!.
Em novo ano copeiro, o clube carioca está novamente nas semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores e busca um final bem diferente do que teve em 2021, quando terminou sem nenhum título.
Na última temporada, o Flamengo sofreu uma dura eliminação para o Athletico-PR na semi do mata-mata nacional - com direito a uma derrota de 3 a 0 em pleno Maracanã - e foi vice para o Palmeiras no torneio continental.
Um trunfo rubro-negro para mudar a história é a experiência do elenco, que está acostumado a duelos decisivos e tirou lições dos fracassos em 2021. Do atual time titular, apenas o goleiro Santos não estava no grupo que terminou a última temporada.
LIÇÕES TIRADAS DOS FRACASSOS DE 2021
Por mais que muita coisa tenha mudado de um ano para o outro, o torcedor e o elenco do Flamengo se lembram bem do que aconteceu em 2021. Os erros seguem na memória e se transformaram em lições para o clube alcançar um final diferente.
Uma mudança significativa no Flamengo de 2022 é o nível de preparação física. O rodízio adotado por Dorival Júnior reduziu o desgaste do elenco e, consequentemente, diminuiu o número de lesões musculares. Mesmo na reta final de temporada, o time está em ótimas condições e se sobressai comparado aos rivais.
Vale lembrar que nas semifinais da Copa do Brasil de 2021, a realidade era outra e o Flamengo teve três desfalques importantes por lesão: Bruno Henrique perdeu o jogo de ida com um problema muscular, Pedro perdeu o jogo de volta por contusão no joelho e Arrascaeta perdeu os dois jogos por lesão muscular.
Outra diferença do Flamengo atual é a preparação tática. Diferente de Renato Gaúcho, Dorival conseguiu impor um estilo de jogo definido e organizado ao time, que está menos dependente do brilho individual dos jogadores e acumula atuações convincentes nos últimos meses.
Uma última lição aprendida com os fracassos de 2021 é a importância da concentração. Tanto na derrota para o Athletico na Copa do Brasil quanto para o Palmeiras na Libertadores, os atletas do Flamengo cometeram muitos erros individuais que poderiam ter sido evitados se estivessem mais concentrados.
+ Copa do Brasil: veja a tabela e calendário até a final
Flamengo e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Morumbi. O jogo de volta da semifinal será no Maracanã, no dia 14 de setembro. Quem passar enfrenta o vencedor de Fluminense x Corinthians na final da Copa do Brasil.
Veja também
Últimas notícias

Usuário de drogas é executado a tiros no retorno do Monte Verde, em Antares

Desaparecido há dias, homem é encontrado morto e amarrado em jangada no Litoral Norte de Alagoas

Caso Ana Beatriz: corpo da adolescente é localizado durante novas buscas no Litoral Norte

Vigilância Sanitária de Arapiraca orienta sobre comercialização de creme dental proibido pela Anvisa

Peixe carnívoro deixa homem ferido nas águas do Rio São Francisco em AL

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
