População do Catar cresce 13% em ano que antecede a Copa do Mundo
Trabalhadores migrantes de baixa renda e outros estrangeiros compõem a maioria da população do país
A população do Catar aumentou 13,2% no ano passado, mostraram dados oficiais, já que o pequeno Estado do Golfo Árabe recrutou milhares de trabalhadores estrangeiros de olho nos preparativos para a Copa do Mundo no próximo mês, que trará ao país um fluxo sem precedentes de visitantes.
A população do país rico produtor de gás chegou a 2,94 milhões depois que cerca de 370 mil pessoas se mudaram para o Catar no ano passado, com base em dados coletados em setembro e divulgados pela autoridade de estatísticas do Catar na semana passada.
Trabalhadores migrantes de baixa renda e outros estrangeiros compõem a maioria da população do país, enquanto os cidadãos do Catar somam cerca de 380 mil.
Os organizadores da Copa do Mundo enfrentam escassez de pessoal enquanto o Catar se prepara para receber cerca de 1,2 milhão de visitantes durante o maior evento mundial de futebol, que deve botar pressão nos setores de infraestrutura, hospitalidade e segurança.
A operadora hoteleira Accor está recrutando 12 mil funcionários temporários no exterior para operar 65 mil quartos em apartamentos e casas que servem como alojamento temporário para torcedores. O Catar tem um acordo com a Turquia para fornecer mais de 3 mil policiais de choque e o Paquistão também concordou em enviar tropas para o Catar durante o torneio.
O Catar construiu vias expressas, sete estádios de futebol, hotéis e arranha-céus, gastando pelo menos 229 bilhões de dólares em infraestrutura, segundo documentos orçamentários. Cerca de metade da população do Qatar está empregada na indústria da construção.
Nos anos após o torneio, a população do Catar deverá diminuir cerca de 1,2% em relação ao ano anterior e cair para 2,5 milhões até 2027, prevê o Fundo Monetário Internacional.
Últimas notícias
Bets: mais de R$ 1 bilhão foram devolvidos a apostadores
Vítima de assassinato no Jardim Esperança, em Arapiraca, é identificada
Justiça Eleitoral se pronuncia sobre polêmica envolvendo propaganda política na Ufal de Arapiraca
Defesa de Daniel Vorcaro confirma que áudio sobre Lula é do banqueiro
PRF recupera dois veículos e prende suspeito armado em Pilar e Rio Largo
Prefeito de Rio Largo relata ameaças e revela rastreador clandestino em veículo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
