Abel Ferreira ganha 'dor de cabeça' para montar o Palmeiras na semifinal do Paulistão
Verdão é o único dos 4 grandes que ainda está na briga pelo título
O técnico Abel Ferreira ganhou uma dor de cabeça boa para montar o Palmeiras visando o confronto diante do Ituano, pela semifinal do Campeonato Paulista. Bruno Tabata ganhou uma chance como titular na vitória contra o São Bernardo, no último sábado (11), e foi bem.
A espinha dorsal palmeirense na disputa do Paulistão teve um ataque formado por Dudu, Rony e Endrick. Para Tabata entrar, o último foi sacado. Inclusive, foi o segundo jogo consecutivo que o garoto, de 16 anos, não iniciou. Antes, na última rodada da primeira fase, quando o Verdão empatou sem gols com o Guarani, em Campinas, o escolhido para ser titular foi outro jovem: Giovani, de 19 anos.
Inclusive, Giovani vinha pedindo passagem para uma sequência como titular, já que das 14 partidas que o Palmeiras fez em 2023, em 10 ele esteve presente, seja entrando no decorrer (oito) ou jogando desde o início (duas). E os números em participação direta em gols camisa 17 são melhores do que os de Endrick até aqui no ano: foi um gol marcado, e em um clássico, contra o Santos, e duas assistências, enquanto o companheiro de time está zerado em ambos os aspectos.
Agora, Abel Ferreira tem três jogadores em condições para somente uma vaga. Portanto, caberá ao Ituano definir qual será a escolha do treinador palmeirense. Isso porque, mesmo com uma base definida e entrosada, Abel costuma fazer algumas modificações a depender dos seus adversários. Isso, por exemplo, justifica a surpreendente escalação de Bruno Tabata contra o Bernô, no último fim de semana.
Como o Tigre joga com três zagueiros, tendo a imposição física como critério fundamental na parte defensiva, Abel optou por Tabata para ajudar na construção da sua equipe pelo lado esquerdo, com Rony dando largura pelo centro. Caso a opção fosse manter o esqueleto, com Endrick, a tendência é que o jovem batesse de frente com a zaga do São Bernardo e passasse o jogo perdendo os duelos. Tanto que quando opta por tirar Rony, já no fim da partida, a entrada promovida foi de Rafael Navarro, justamente para que o Verdão tivesse alguém para competir nesse confronto.
O Ituano, por sua vez, já possui um outro modelo de jogo, tendo como base uma linha de quatro defensores, um meio-campo que tem Eduardo Person como principal articulador.
Na primeira fase, o Palmeiras venceu o Galo de Itu por 3 a 1, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Porém, como três dias depois os palmeirenses jogariam a Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, a escalação optada por Abel Ferreira foi a com atletas reservas, com a base titular sendo preservada a ponto de nem ficar na suplência. A situação do Ituano naquele momento era outra também, com a equipe vindo de três empates nas três primeiras partidas. Na ocasião, o técnico era Carlos Pimentel, que foi demitido 12 dias depois do confronto. Atualmente, o treinador é Gilmar dal Pozzo.
A tendência é que a preparação palestrina para o jogo contra o Ituano começará, de fato, nesta terça-feira (14), pois todo o elenco disponível deve trabalhar com bola, no gramado da Academia de Futebol, na Barra Funda. No treinamento da última segunda-feira (13), quando o elenco se reapresentou após ter vencido o Bernô, os titulares no triunfo do último fim de semana fizeram apenas um trabalho de recondicionamento físico.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
