Saiba quais são os jogos da Série A com suspeita de manipulação de resultados
Partidas que envolvem times como Santos e Palmeiras são alvos de investigação do Ministério Público; confira a lista
O Ministério Público de Goiás está investigando partidas que envolvem times como Palmeiras e Santos, por suspeita de manipulação de resultados. Os jogos ocorreram pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 e por torneios estaduais do início deste ano. Segundo o órgão, não há nenhuma evidência que aponte o envolvimento de árbitros, clubes ou dirigentes no esquema.
As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 18, após ser deflagrada a Operação Penalidade Máxima II. A ação teve como objetivo obter novos vestígios da atuação de uma organização criminosa que tem atuação especializada na manipulação de resultados esportivos de jogos de futebol profissional
Os promotores que conduzem as investigações informaram que ainda não é possível afirmar se os jogadores realmente receberam dinheiro para adulterar os resultados. No entanto, já foi possível identificar que apostadores fizeram ofertas para os atletas.
Confira os jogos em suspeição do Campeonato Brasileiro
• 5/11/2022 - Santos x Avaí: suspeita de tentativa de cooptação de atleta do Santos para tomar cartão amarelo;
• 5/11/2022 - Bragantino x América-MG: suspeita de aliciamento de atleta do Bragantino para que fosse punido com cartão amarelo;
• 5/11/2022 - Goias x Juventude: suspeita de que dois atletas do Juventude foram assediados para tomar cartões amarelos;
• 6/11/2022 - Cuiabá x Palmeiras: suspeita de cooptação de jogador do Cuiabá para ser punido com cartão amarelo;
• 10/11/2022 - Santos x Botafogo: suspeita de que atleta do Santos tenha sido cotado para punição com cartão vermelho;
• 10/09/2022 - Palmeiras x Juventude: partida passou a ser investigada após o depoimento de um atleta nesta terça, durante a operação. Não foi revelado o clube ao qual o jogador pertence, mas ele teria sido cotado para manipulação de cartão.
Jogos estaduais investigados
• 08/02/23 - Guarani x Portuguesa: suspeita de aliciamento de atleta para receber cartão amarelo;
• 11/02/23 - Luverdende x Operário: suspeita de manipulação no número de escanteios;
• 11/02/23 - Esportivo-RS x Novo Hamburgo: suspeita de jogador do Novo Hamburgo aliciado para cometer pênalti;
• 12/02/23 - Goiás x Goiânia: suspeita de tentativa de manipulação para que jogadores do Goiânia assegurassem uma derrota parcial no primeiro tempo por determinado número de gols;
• 12/02/23 - Caxias x São Luiz-RS: suspeita de jogador do São Luiz cooptado para cometer pênalti.
Saldo da operação nos Estados
Goiás - 1 atleta investigado
Rio Grande do Sul - 3 atletas investigados
Santa Catarina - 2 atletas investigados
Rio de Janeiro - 1 investigado (não atleta)
Pernambuco - 2 atletas investigados
São Paulo - 10 mandados de busca e apreensão e 3 prisões
Prisões e indiciamentos
O MP deflagrou, na manhã desta terça-feira, 18, a Operação Penalidade Máxima II, visando obter novos vestígios da atuação de organização criminosa especializada na manipulação de resultados de jogos de futebol profissional. De acordo com o promotor Fernando Cesconetto, do Ministério Público de Goiás, foram realizadas três prisões preventivas contra aliciadores e apostadores, todas no estado de São Paulo.
Um dos presos foi encontrado com duas armas de fogo e 23 munições. Em outro local em que foi feita uma prisão, os agentes apreenderam granadas.
"Como resultado da primeira fase, houve oferecimento de denúncia de 14 pessoas, entre atletas e pessoas envolvidas. A organização é feita para assegurar a manipulação com a divisão de tarefas, quem entra em contato, quem paga, e uma atividade organizada, com a divisão de tarefas. Hoje, foram alvos pessoas que estão sendo investigadas por estarem envolvidas nesse processo - seja aliciando jogadores, acertando detalhes e pagamento. Estamos reunindo elementos para chegar a uma conclusão", disse ele.
Últimas notícias
Suspeito de matar homem com tiro no pescoço no Jacintinho é preso em Santa Catarina
Prefeita autoriza construção de nova creche em São Luís do Quitunde
Secult divulga resultado final da análise de mérito do Prêmio Carnaval 2026
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
JHC destaca parceria com Lula para transformações sociais em Maceió
Procon Maceió orienta consumidores atingidos pela liquidação do Will Bank
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
