Ainda dá? Flamengo terá que se espelhar em histórico de arrancadas para alcançar o Botafogo no Brasileirão
Rubro-Negro terá que repetir as campanhas de recuperação de 2009 e 2020, que resultaram em títulos, para buscar o rival na ponta

Com a diferença de doze pontos para o líder Botafogo, o Flamengo mostrou no último sábado que ainda pode sonhar no Campeonato Brasileiro. Mesmo no Nilton Santos, venceu o rival e, de quebra, encerrou a invencibilidade do Alvinegro em seu estádio na competição (11 triunfos consecutivos). De olho na reta final, o elenco de Jorge Sampaoli terá que se espelhar em outras arrancadas do Rubro-Negro na era de pontos corridos (2009 e 2020), que resultaram em títulos.
Por outro lado, é preciso ponderar que só vencer não basta, e que o time terá que torcer para que o Botafogo tenha um momento de irregularidade. Após o clássico, Bruno Lage chegou a colocar o cargo à disposição em uma declaração inusitada, mas logo se reuniu com a diretoria alvinegra e seguirá à beira do campo. No entanto, o rival vem de duas derrotas consecutivas, inclusive, uma eliminação na Copa Sul-Americana para o Defensa y Justicia, na Argentina.
O triunfo sobre o rival pode ser a mola propulsora para uma arrancada na competição, em meio à decisão da Copa do Brasil diante do São Paulo. O foco é aparar as arestas dos possíveis conflitos internos e aproveitar a Data Fifa para aprimorar a parte física dos jogadores. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time carioca tem 1,9% de chance de ser campeão após a 22ª rodada.
SOB A BATUTA DOS ÍDOLOS
Em 2009, o Flamengo vivia uma outra realidade, com sérios problemas financeiros que refletiam diretamente no desempenho em campo. No início da campanha, tudo parecia que o time não teria força para almejar voos maiores e se limitaria a lutar contra o rebaixamento. Entretanto, tudo mudou da água para o vinho com os retornos de Adriano Imperador e Dejan Petkovic. Na época, o grupo também viu o ídolo Andrade assumir o comando no lugar de Cuca e ser novamente bem-sucedido no clube.
Curiosamente, a diferença para o líder em 2009 jamais foi maior do que a da atual edição. Na ocasião, a equipe carioca ficou 11 pontos atrás do primeiro colocado, na 21ª e 23ª rodadas. A campanha, então, teve momentos emblemáticos como os triunfos sobre São Paulo, Atlético-MG e Palmeiras, que disputavam o título, e gols olímpicos de Petkovic. Se o sérvio foi o maestro, Adriano foi decisivo na frente ao ser o artilheiro da competição com 19 gols, ao lado de Diego Tardelli, que estava no Atlético-MG na época.
Na penúltima rodada, o time da Gávea assumiu a liderança, no momento certo, ao derrotar o Corinthians por 2 a 0, no Brinco de Ouro, estádio do Guarani, em Campinas. A uma vitória do hexa, o Flamengo sofreu em um Maracanã lotado, mas virou para cima do Grêmio e confirmou o título, com 67 pontos, dois à frente do Internacional. A cabeçada de Ronaldo Angelim fez o torcedor tirar o grito de campeão brasileiro que estava preso há 17 anos. Os comandados de Andrade perderam apenas uma vez nos últimos 17 jogos da campanha: para o Grêmio Barueri, fora de casa.
COM EMOÇÃO ATÉ O FIM
Onze anos depois, em 2020, o Flamengo iniciava a campanha como atual campeão do Brasileirão e franco favorito. A temporada, contudo, foi atípica com a chegada da pandemia e a saída de Jorge Jesus para o futebol português (Benfica). No início da caminhada, o time conviveu com altos e baixos sob o comando de Domènec Torrent, que não resistiu aos maus resultados. Coube, então, a Rogério Ceni tentar salvar o ano depois das eliminações nas Copas Libertadores e do Brasil.
Assim como em 2009, a arrancada foi repleta de emoção e só decidida nas duas últimas rodadas. A diferença para o líder (duas vezes o Internacional e uma o São Paulo) chegou a ser de 7 pontos em três rodadas diferentes (5ª, 6ª e 21ª), mas o Rubro-Negro deu a volta por cima. Novamente em uma penúltima rodada, a equipe foi certeira ao derrotar a equipe gaúcha por 2 a 1, de virada, e só depender de si para erguer a taça.
Na rodada de despedida, o time, por pouco, não se complicou ou deixou o título escorrer pelos dedos. Em campo, perdeu para o Tricolor Paulista, no Morumbi, mas contou com um tropeço do Internacional, no Beira-Rio, para ficar novamente com o troféu. O Colorado, inclusive, teve a chance de quebrar um longo jejum, visto que não vence o Brasileirão desde 1979, porém o gol de Edenílson foi anulado nos acréscimos contra o Corinthians.
CONFIRA OS JOGOS QUE RESTAM PARA O FLAMENGO NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Flamengo x Athletico-PR - Cariacica - 13/09 - 21h30 - 23ª rodada
Goiás x Flamengo - Serrinha - 20/09 - 19h - 24ª rodada
Flamengo x Bahia - no Rio de Janeiro - A definir - 25ª rodada
Corinthians x Flamengo - Neo Química Arena - A definir - 26ª rodada
Cruzeiro x Flamengo - Mineirão - A definir - 27ª rodada
Flamengo x Vasco - Maracanã - A definir - 28ª rodada
Grêmio x Flamengo - Arena Grêmio - A definir - 29ª rodada
Flamengo x RB Bragantino - Maracanã - A definir - 30ª rodada
Flamengo x Santos - Maracanã - A definir - 31ª rodada
Fortaleza x Flamengo - Castelão - A definir - 32ª rodada
Flamengo x Palmeiras - No Rio de Janeiro - A definir - 33ª rodada
Flamengo x Fluminense - Maracanã - A definir - 34ª rodada
América-MG x Flamengo - Independência - A definir - 35ª rodada
Flamengo x Atlético-MG - Maracanã - A definir - 36ª rodada
Flamengo x Cuiabá - Maracanã - A definir - 37ª rodada
São Paulo x Flamengo - Morumbi - A definir - 38ª rodada
Veja também
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
