Futebol

Na última vez em que esteve na semifinal da Libertadores, Fluminense eliminou Boca Juniors com contextos épicos

Tricolor decidiu vaga na decisão no Maracanã

Por Lance! 25/09/2023 08h08
Na última vez em que esteve na semifinal da Libertadores, Fluminense eliminou Boca Juniors com contextos épicos
Fluminense encarou e eliminou o Boca Juniors na semifinal da Libertadores em 2008 - Foto: Gilvan de Souza/Lancepress!

Na quarta-feira (27), o Fluminense recebe o Internacional pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores em busca de uma vaga na decisão. O Tricolor voltou a bater na porta da final da competição mais importante do continente após 15 anos.

Em 2008, a equipe comandada até então por Renato Gaúcho iria encarar o Boca Juniors, que era o atual campeão do torneio e contava com grandes nomes no elenco, como Riquelme, Palermo e Palácio. O Lance! relembra como foram os dois confrontos da última vez em que o Time de Guerreiros chegou na semifinal da Liberta.

IDA (ARGENTINA)

No primeiro confronto, o Fluminense não precisou temer a Bombonera, uma vez que o icônico estádio do Boca Juniors estava interditado por conta de um objeto arremessado das arquibancadas contra um auxiliar durante o confronto com o Cruzeiro, ainda pelas oitavas de final da competição. Com isso, a partida foi realizada no El Cilindro, casa do Racing.

Na etapa inicial, os argentinos mostraram suas credenciais logo aos 11 minutos de jogo em uma bela jogada coletiva que terminou em gol de Riquelme com assistência de Palácio. No entanto, os cariocas reagiram e chegaram ao empate na sequência com Thiago Silva aproveitando uma falta cobrada na área por Thiago Neves e deixando tudo igual.

No segundo tempo, o Boca Juniors teve uma falta marcada a seu favor na entrada da área. Riquelme reclamou, reclamou e reclamou muito do posicionamento da barreira do Fluminense. E após quase três minutos de catimba, o camisa 10 balançou as redes novamente. Mas na reta final do jogo, Thiago Neves aproveitou uma bola da entrada da área e finalizou para um frangaço do goleiro Migliore.

VOLTA (BRASIL)

O Boca Juniors entrava no Maracanã eliminado, uma vez que o 0 a 0 era suficiente para o Fluminense, uma vez que o critério do gol marcado fora de casa era usado para definir uma classificação. Por conta disso, a equipe de Carlos Ischia pressionava e buscava um gol para ter a vantagem no confronto. No entanto, não houve movimentação no placar no primeiro tempo.

Na etapa final, a partida seguiu na mesma tomada, mas o Boca Juniors inaugurou o marcador com Palermo aproveitando cruzamento de Dátolo e dando vantagem para os argentinos aos 12 minutos. Nesse momento, Renato Gaúcho tomou a decisão que mudaria os rumos do duelo com a entrada de Dodô no lugar de Ygor.

Na primeira jogada do artilheiro dos gols bonitos, o camisa 11 sofreu uma falta, e Washington bateu na bola com perfeição para empatar o jogo. Aos 25 minutos, Dodô aproveitou uma desorganização do adversário e acionou Conca em contra-ataque. O camisa 18 avançou e finalizou com desvio na zaga para virar a partida. Thiago Silva e o travessão salvaram o Tricolor do empate, enquanto o atacante que entrou na segunda etapa deu números finais ao confronto aproveitando um erro na saída dos argentinos.