Esportes Mundo

Atleta alagoana de Jiu-Jitsu é destaque mundial

Bianca Andrade conquistou o título de hepta campeã mundial em competição nos Eua

Por 7Segundos com Assessoria 25/09/2023 14h02
Atleta alagoana de Jiu-Jitsu é destaque mundial
Atleta alagoana de Jiu-Jitsu é destaque mundial - Foto: Assessoria

A atleta Bianca Andrade conquistou o título de sete vezes campeã do Mundo no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A competição ocorreu de 31 de agosto a 02 de setembro. Cerca de 10 mil atletas participaram do evento. Dois mil deles são faixas pretas, incluindo a alagoana Bianca Andrade.

Bianca competiu na categoria peso pena. Há 14 anos não participava de um Mundial. “A minha estratégia foi ganhar por pontos e fazer uma luta segura sem erros. Deu certo”, disse Bianca.

Na primeira luta contra a número 1 do ranking, a americana Stefanie Teresa Wallace, Bianca ganhou por 9 a 0. No segundo confronto, que era a semi-final, contra a também estadunidense January Tongay, ela venceu por 2 a 0 e na luta final, Bianca derrotou a brasileira Vandircleya Coutinho por seis a zero.

Bianca tem 26 anos de jiu-jitsu, 23 só de faixa preta. Hoje, aos 50 anos de idade, é sócia e professora de uma academia da arte marcial em Maceió (Gracie Barra Alagoas) que tem cerca de 250 alunos.

A família de Bianca respira o esporte. Marido, filhos, enteados e irmãs também praticam jiu-jitsu .

“Eu decidi participar dessa competição três meses antes do evento. Me prepararei com nutricionista, fisioterapeuta e também cuidei da mente, pois sabia que poderia perder, já que estava há tanto tempo longe desse tipo de competição. Na primeira luta, me senti confiante e tranquila e vi que era possível. Pensei muito na minha família, amigos e alunos que me deram uma força incrível”, contou Bianca.