Futebol

Perto do anúncio, Tite terá grandes desafios à frente do Flamengo; veja a lista

Técnico tem missão de resolver problemas dentro e fora de campo e melhorar a classificação no Brasileiro

Por Lance! 09/10/2023 09h09
Perto do anúncio, Tite terá grandes desafios à frente do Flamengo; veja a lista
Tite - Foto: CBF

O anúncio de Tite como novo técnico do Flamengo é iminente. Nove meses depois de deixar a Seleção, o treinador voltará a trabalhar no futebol brasileiro e não terá tempo a perder.

Da gestão do elenco ao planejamento de 2024, o comandante tem uma lista extensa de desafios ainda nesta temporada. Abaixo, o Lance! traz as seis metas principais.

1. Ajustar a gestão do elenco

Os fracassos recentes e o estilo de comando de Jorge Sampaoli criaram algumas situações de desgaste no Ninho do Urubu. Para ter sucesso, Tite deve aparar as arestas e recuperar a unidade do elenco.

Um dos trunfos para o novo comandante é já ter trabalhado com 11 jogadores do atual elenco: Santos, Rodrigo Caio, Pablo, David Luiz, Filipe Luís, Gerson, Everton Ribeiro, Everton Cebolinha, Bruno Henrique, Gabigol e Pedro.

2. Recuperar o futebol de antigos conhecidos

Todos os jogadores citados acima já foram convocados pelo treinador à Seleção Brasileira. Por motivos técnicos ou de idade, apenas Gerson está presente na atual convocação da Canarinho.

Dessa forma, Tite terá a missão de recuperar o futebol de jogadores que se destacaram nos últimos anos. Gabigol, em má fase, é o nome mais óbvio e que estará sempre nos holofotes.

3. Definir esquema tático e base do time

Um dos pontos negativos do trabalho de Jorge Sampaoli foi ter feito muitas mudanças a cada jogo, sem repetir escalações. Um dos desafios de Tite, portanto, é construir uma identidade no time, com ideias claras e com os jogadores nas funções que conseguem render mais.

4. Título ou Libertadores: é preciso subir posições no Brasileirão

Os torcedores rubro-negros estão incomodados com a classificação no Brasileirão: o time está na quinta posição, com 11 pontos a menos que o líder Botafogo. Sem jogar a toalha pelo título, o Rubro-Negro precisa de uma sequência de vitórias para, ao menos, garantir sua vaga no G4.

5. Iniciar o planejamento para 2024

Entre saídas, chegadas e renovações, o elenco do Flamengo será reformulado para a temporada 2024. E Tite será o principal responsável por esse processo. O treinador definirá as posições carentes, indicará possíveis reforõs e baterá o martelo sobre quais jogadores terão o contrato renovado.

6. Conquistar a simpatia da torcida

Por fim, mas não menos importante, está a construção da relação com a arquibancada. Sem nunca ter trabalhado no clube, Tite enfrenta rejeição de parcela da torcida e precisa conhecer rapidamente as características do Flamengo para superar esta barreira. Poucos técnicos tiveram muito sucesso neste quesito nos últimos anos.