Seleção brasileira tem pior desempenho do século em Eliminatórias
Brasil ficou apenas no empate com o Uruguai pela 12ª rodada da competição
O Brasil empatou com o Uruguai por 1 a 1, nesta quarta-feira (19), pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, na Arena Fonte Nova, e encerrou sua participação na competição em 2024 de forma frustrante. Com o resultado, a Seleção Brasileira caiu para quinta colocação, com 18 pontos, e atingiu sua pior campanha nesta fase da classificatória.
Até então, a pior campanha era pela classificação para a Copa de 2002. Na ocasião, o time de Felipão ocupava a quarta posição, com 21 pontos conquistados. Coincidentemente, na 12ª rodada de 2001, o Brasil também empatou por 1 a 1 em casa, porém com o Peru.
É bem verdade que, na época, a situação da Seleção era mais preocupante. Apenas os quatro primeiros se classificavam para a Copa, enquanto o quinto colocado ia para a repescagem. Em todas as campanhas anteriores, o Brasil estaria, nesse momento, fora da zona de classificação. Para esta disputa, o número de vagas aumentou e os seis primeiros colocados se classificam diretamente para o torneio.
Nas Eliminatórias que precederam o pentacampeonato, o Brasil passou por apuros em jogos decisivos e turbulências parecidas com o momento atual. Entre troca de técnicos (Luxemburgo, Emerson Leão e Felipão) e ausência de craques que faziam a diferença (Romário), a camisa mais pesada do futebol mundial só conseguiu a classificação para a Copa na última rodada.
Campanha ao fim das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002: 30 pontos, nove vitórias, três empates e seis derrotas; 31 gols pró, 17 gols contra.
Mas, para a seleção atual, ainda há tempo para recuperar o desempenho na reta final e evitar terminar a classificatória como a pior da história. Para isso, nos seis jogos restantes, a equipe de Dorival precisaria de quatro vitórias e um empate.
Seleção Brasileira em 2024
⚽️ 14 jogos
✅ 6 vitórias
🤝 7 empates
❌ 1 derrota
O Brasil volta a atuar apenas em março, quando enfrentará Colômbia e Argentina no retorno das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O jogo com os colombianos será em casa, mas ainda sem local definido. Já o confronto com os argentinos, será fora.
Veja também
Últimas notícias
Começa hoje financiamento de moto e bicicleta pelo Move Brasil
Intoxicação em Pariconha: Bebidas e vítimas sobreviventes passarão por perícia
Daniel lidera bancada de Alagoas em apresentação de projetos na Câmara
Limoeiro de Anadia fortalece cuidado nas escolas com formação sobre alimentação
Discussão por som alto termina com homem esfaqueado em Penedo
Homem morre afogado durante confraternização na zona rural de Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
