Fluminense empata com Mamelodi Sundowns e avança para as oitavas da Copa do Mundo de Clubes
Tricolor ficou em segundo no grupo F; outra vaga ficou com o Borussia Dortmund
O Fluminense está nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes! O Tricolor confirmou a vaga, nesta quarta-feira (25), com o empate sem gols com o Mamelodi Sundowns (África do Sul). Os times se enfrentaram no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA), sob calor de cerca de 30ºC.
Com o resultado, o clube brasileiro avança em segundo lugar no grupo F, com cinco pontos. A liderança - e a segunda vaga - ficou com o Borussia Dortmund, que bateu o Ulsan HD por 1 a 0 no TQL Stadium, em Cincinnati, e somou sete pontos.
O Mamelodi, que precisava vencer para continuar sonhando com a vaga, se despede da competição com quatro pontos. E o Ulsan HD foi eliminado com três derrotas e nenhum ponto somado.
Flu e Borussia aguardam a definição do grupo E para conhecer os adversários das oitavas de final. A chave será concluída ainda nesta quarta, às 22h (Brasília). Eles podem ter pela frente River Plate (Argentina), Inter de Milão (Itália) ou Monterrey (México). O Urawa Redes (Japão) não tem mais chance de avançar.
Como foi o jogo?
O Mamelodi Sundowns começou melhor e fez Fábio trabalhar logo no início da partida. Aos cinco minutos, o brasileiro Lucas Ribeiro driblou Martinelli, disparou na entrada da área e finalizou forte, para defesa do goleiro do Fluminense. Dois minutos depois, o camisa 10 enfiou bola nas costas da zaga para Matthews, que dominou, bateu e parou novamente em Fábio.
A pressão passou a ser tricolor a partir do meio do primeiro tempo. Uma das melhores chances aconteceu com Arias, aos 35 minutos. O camisa 21 recebeu passe de Martinelli, matou no peito, bateu cruzado e mandou rente à trave para fora.
O Fluminense voltou do intervalo sem alterações. Aos 12 minutos, viu a bola explodir na trave após finalização de Cano. Arias tabelou com Samuel Xavier, que disparou pela ponta direita e cruzou para o camisa 14.
Renato Gaúcho mexeu pela primeira vez no time aos 21 minutos da segunda etapa. Keno e Bernal entraram nos lugares de Canobbio e Hércules. Dez minutos depois, Martinelli saiu para entrada de Lima.
Mas, as mudanças não fizeram grande efeito. O Mamelodi seguia com a posse de bola, controlando a partida. Aos 39 minutos, então, Renato acionou Everaldo e Thiago Santos; Cano e Nonato foram para o banco.
Já nos acréscimos, o Fluminense teve chance de jogar a bola na área em duas cobranças de falta. Mas, o time brasileiro optou por segurar a posse e gastar tempo - mesmo com a chance de beliscar a liderança do grupo em caso de vitória e o risco de eliminação caso tomasse um gol.
Campanha
O Fluminense foi o último time brasileiro a estrear na Copa do Mundo de Clubes. Logo de cara, enfrentou o adversário europeu do grupo: o Borussia Dortmund, da Alemanha. Ulsan HD (Coreia do Sul) e Mamelodi Sundowns (África do Sul) foram os outros adversários do Tricolor na fase de grupos.
Fluminense x Borussia Dortmund
A estreia do Flu na competição, em 17 de junho, terminou com placar que não conta exatamente o que foi a partida. O time brasileiro foi o melhor que o alemão durante todo jogo, em Nova Jersey, e colecionou chances de gol. Apesar da pressão, parou no goleiro Kobel e a partida terminou empatada sem gols.
Fluminense x Ulsan HD
O que não faltou foi emoção na segunda partida do Fluminense na fase de grupos, no dia 21. Os brasileiros saíram na frente, em Nova Jersey, com Arias; mas, Jin-Hyun e Won-Sang marcaram e colocaram os japoneses na frente ainda no primeiro tempo.
O resultado, porém, não abalou o Flu. Nonato, Freytes e Keno balançaram as redes no segundo tempo e garantiram a primeira vitória tricolor, por 4 a 2, na Copa do Mundo de Clubes.
Mamelodi Sundowns x Fluminense
O Fluminense entrou em campo contra o Mamelodi Sundowns, em Miami, sabendo que um empate já garantiria o time nas oitavas de final. E foi o que aconteceu: os times não marcaram, em partida de pouca criatividade, e o brasileiro avançou em segundo lugar do grupo F.
Últimas notícias
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Homem rouba iPhone de cidadão embriagado, vende por R$ 150 e é preso em Arapiraca
Presidente da OpenIA compartilha prompt para extrair o máximo do ChatGPT
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
