Seleções asiáticas garantem classificação para a Copa do Mundo
Arábia Saudita e Catar carimbaram vaga para o Mundial de 2026
Faltando menos de um ano para a Copa do Mundo de 2026, as Eliminatórias Asiáticas conheceram nesta terça-feira (14) mais dois classificados. Catar e Arábia Saudita confirmaram suas vagas e se juntaram a Irã, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Uzbequistão e Jordânia como representantes do continente no torneio que será disputado em Estados Unidos, Canadá e México, entre 11 de junho e 19 de julho.
Catar vence em jogo com muitas emoções
Jogando no Jassim bin Hamad Stadium, em Doha, o Catar enfrentou uma verdadeira decisão contra os Emirados Árabes Unidos, líder do grupo até então. Precisando vencer para garantir vaga direta, a equipe catariana mostrou força e conquistou um triunfo por 2 a 1, com gols de Boualem Khoukhi e Pedro Miguel (Ró-Ró). Sultan Adil ainda descontou para os emiradenses nos acréscimos, mas não evitou a derrota.
A vitória fez o Catar chegar a quatro pontos, ultrapassando o rival e assegurando a segunda participação consecutiva em Copas do Mundo, após estrear como anfitrião em 2022. Os Emirados, que contavam com brasileiros naturalizados no elenco, ficaram em segundo e disputarão a repescagem continental em busca de uma vaga extra.
A classificação coroa o bom trabalho da seleção, que vinha em crescimento desde o título da Copa da Ásia em 2019. O destaque fica para Akram Afif, que deu duas assistências no jogo. O catari marcou quatro gols e distribuiu 11 assistências nas Eliminatórias para a Copa do Mundo
Empate com gosto de vitória para Arábia Saudita
Em Jeddah, a Arábia Saudita também viveu uma noite de tensão. Precisando apenas de um empate diante do Iraque, a equipe saudita segurou o 0 a 0 no King Abdullah Sports City e garantiu o primeiro lugar do grupo pelo critério de gols marcados. O resultado assegurou a sétima participação dos sauditas em Copas do Mundo, mantendo o país como uma das forças mais consistentes da Ásia.
Apesar do placar em branco, o jogo foi dominado pelos donos da casa, que finalizaram mais e controlaram a posse de bola. No fim, o goleiro Al-Aqidi ainda foi herói ao defender uma cobrança de falta perigosa que poderia ter mudado o destino da classificação.
Com o empate, o Iraque terá de disputar a repescagem, que será a quinta fase, em confrontos de ida e volta contra os Emirados Árabes Unidos – seleções que terminaram em segundo lugar na fase anterior –, para definir quem avança para a repescagem intercontinental, a última chance de classificação para o Mundial.
Com Catar e Arábia Saudita classificados, a Ásia completa seu grupo de representantes diretos na Copa do Mundo de 2026, que será a maior da história, com 48 seleções. Além dos três anfitriões – México, Estados Unidos e Canadá –, 25 países já garantiram presença no torneio.
Últimas notícias
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Justiça decreta medidas protetivas de urgência a criança autista agredida em clínica de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
