América-MG se livra do rebaixamento e renova com técnico ex-Athletico e Vasco
Alberto Valentim assina contrato por um ano com o Coelho
O América-MG renovou com o técnico Alberto Valentim, ex-Athletico e Vasco, nesta segunda-feira (17). O Coelho se livrou do rebaixamento na Série B com uma rodada de antecedência, no empate em 1 a 1 com o Cuiabá no domingo (16).
Alberto Valentim, 50 anos, assinou a permanência durante a tarde, ao lado dos diretores Dower Araújo e Paulo Assis. Além dele, o auxiliar Douglas Leite e o preparador físico Diogo Evaristo também seguem na comissão técnica para 2026.
O treinador substituiu Enderson Moreira na metade de agosto após sair da Ponte Preta por conta dos salários atrasados. Na época, o América-MG tinha entrado na zona de rebaixamento pela primeira vez.
Alberto Valentim assumiu o Coelho na 17ª colocação, com 21 pontos, um ponto abaixo do Volta Redonda, primeiro time fora da ZR. A equipe mineira vivia um jejum de sete jogos, com seis derrotas e um empate.
Sob seu comando, o América-MG se recuperou e agora ocupa a 12ª posição, com 46 pontos. Paysandu, Volta Redonda e Amazonas já foram rebaixados, com Ferroviária-SP, Botafogo-SP e Athletic brigando contra a última vaga.
Em três meses, Alberto Valentim teve seis vitórias, sete empates e três derrotas em 16 jogos. O aproveitamento foi de 52,08%.
O Coelho encerra a participação na Série B contra o Athletico no domingo (23), às 16h30 (de Brasília), na Arena da Baixada. Vice-líder, o Furacão precisa de um empate para confirmar o acesso à Série A.
Carreira de Alberto Valentim
Alberto Valentim voltou a trabalhar no América-MG, clube que jogou no sub-17. Esse é o primeiro trabalho dele como treinador em Minas Gerais, estado em que nasceu, em Oliveira.
Antes, ele teve passagens por Palmeiras, Red Bull Brasil, Botafogo, Vasco da Gama, Avaí, Cuiabá, Athletico, CSA, Atlético-GO e Ituano, além do Pyramids FC, do Egito.
Como técnico, Alberto Valentim conquistou dois títulos em 2021: Mato-Grossense pelo Cuiabá e a Sul-Americana pelo Athletico. Além desses, em 2018, ele foi campeão carioca pelo Botafogo.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
